Como saber o chipset do processador?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Basta clicar em “Motherboard”, que é o termo americano para placa mãe. Ali, entre as informações do fabricante e modelo da sua placa mãe, você vai encontrar o modelo exato do seu chipset.

O chipset é essencial para o funcionamento do seu notebook ou Desktop, ele pode ser definido como um aglomerado de circuitos integrados. A função desses circuitos é possibilitar que ocorra a comunicação entre todos os componentes do seu notebook, como por exemplo, entre a memória RAM e o processador.

A principal diferença entre processador e chipset está em suas funções e responsabilidades. O processador é o componente principal responsável por realizar os cálculos e executar as instruções, enquanto o chipset atua como um suporte, gerenciando a comunicação entre o processador e os demais componentes do sistema.

Os processadores "K" de desktop Intel Core de 13ª geração e o chipset Intel Z790 estarão disponíveis a partir de 20 de outubro de 2022, incluindo processadores encaixotados, placas-mãe e vendas de sistemas desktop.

No menu selecione Configurações do Radeon. Em Configurações do Radeon, selecione o menu Sistema localizado no canto superior direito. No menu Sistema, selecione a guia Hardware. Dentro da seção Hardware, o modelo da placa de vídeo está identificado abaixo de Chipset gráfico.

Abra o Gerenciador de Dispositivos e clique em Iniciar > Painel de Controle > Gerenciador de Dispositivos. Selecione Exibir > Dispositivos por Tipo. Expanda os dispositivos do sistema. Clique duas vezes no dispositivo de chipset Intel da lista.

Quais são os tipos de chipset? Hoje em dia, existem praticamente dois tipos de chipset — lembrando que estamos considerando aqui os chipsets para computador, já que os de celulares são feitos com um chip único — sendo: a ponte norte (Northbridge) e ponte sul (Southbridge).

Quais são os melhores processadores de celular?

  • Snapdragon 8 Gen 2. Além de ser o melhor processador da Qualcomm da atualidade, também se trata do que há de mais potente nos smartphones Android topo de linha. ...
  • Apple A16 Bionic. ...
  • Dimensity 9200. ...
  • Snapdragon 8+ Gen 1. ...
  • Dimensity 9000+ ...
  • A15 Bionic. ...
  • Exynos 2200.

Atualmente, os melhores chipsets são os Z490, Z390 e HM370 da Intel e os WRX80, TRX40 e X399 da AMD. Esses modelos possuem suporte para overclock, portanto são ótimos para quem busca performance. Para saber todas as especificações de um chipset, a maneira mais confiável é consultar o site da fabricante.

Os processadores são compatíveis com os novos chipsets da série 200, que são os seguintes: H270, Z270, B250, Q250 e Q270.

Segundo relatos, o Dimensity 9200 Plus obteve uma pontuação impressionante de 1.368.597 na plataforma AnTuTu, maior do que a plataforma mais poderosa da Qualcomm na atualidade, o Snapdragon 8 Gen 2.

Segure a tecla Windows (que tem o logo do Windows no teclado) e pressione R para abrir o menu "Executar". Digite dxdiag e pressione Enter. Passo 2. A "Ferramenta de Diagnóstico do DirectX" irá oferecer uma versão ainda mais detalhada das configurações do PC, como processador e memória RAM.

Uma forma de saber essa informação é instalando o software CPU-Z. Ele vai te dar todas as informações necessárias. Outra maneira é dar uma olhada na caixa da sua mainboard ou processador – o modelo de soquete normalmente vai estar ali, justamente para ajudar a encontrar peças compatíveis.

Se você não sabe qual é o seu processador ou sua placa-mãe, há um software que pode te ajudar, o CPU-Z. Esse programa te informa qual é a sua placa-mãe, caso você queira adquirir um novo processador, para conferir as especificações online sobre a compatibilidade.

Chipset quente é um bom indicativo ou de que seu gabinete é mal refrigerado ou que a circulação de ar no interior dele está ruim, com cabos mal posicionados, poucos fans ou fans desbalanceados (lembre-se que a quantidade de ar que entra deve ser exatamente a mesma que sai.