Como saber meu PIS?

Perguntado por: smarinho7 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Entre no portal Meu INSS e acesse a sua conta Gov.br. Ao acessar o portal, clique na opção "Meu Cadastro" no canto superior esquerdo. A página seguinte terá todos os seus dados cadastrais, onde será possível localizar o seu PIS/NIT ao final da página.

Uma maneira simples de consultar o PIS com o número de CPF é por meio do site Meu INSS. Integrada ao gov.br, a ferramenta centraliza diversos serviços. Além de consultar o PIS, é possível conferir o tempo de contribuição por meio do acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Basta entrar com o login Gov.br, informando CPF e senha. Na primeira página, uma lista de contratos de trabalho vai aparecer e o usuário deve então ir na opção “Dados do Contrato”, onde informações como ocupação e salário estarão presentes, assim como o número do PIS.

No site Meu INSS basta:

  1. Acessar o portal Meu INSS;
  2. Então, clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Digite seu CPF para criar ou acessar sua conta gov.br;
  4. Ao acessar o portal, clique na opção “Meu Cadastro”, no canto superior esquerdo;
  5. A página seguinte exibirá todos os seus dados cadastrais, onde é possível localizar seu PIS/NIT.

Através da central de atendimento da Caixa Econômica Federal, no número 0800 726 0207. Nos dois canais, é possível consultar se o beneficiário está habilitado para receber o valor e também qual a data prevista para o pagamento.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Saber onde fica o número do PIS na Carteira de Trabalho física é fácil, já que o número se localiza na primeira página do documento.

No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS.

Tem direito ao benefício os trabalhadores com inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, que receberam até dois salários mínimos por mês, em média, em 2021. Os trabalhadores da iniciativa privada precisam, ainda, ter tido a carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência.

É possível emitir esse comprovante pessoalmente em uma agência da CEF, através do aplicativo Caixa Trabalhador ou do Site Caixa PIS.

Acesse o site oficial da Caixa e localize a opção “Benefícios e Programas”; Preencha as informações solicitadas: o Número de Identificação Social (NIS) e a senha de acesso; Na tela seguinte, aparecerá um painel de consulta ao extrato do PIS.

A consulta ao pagamento do benefício nos canais da CAIXA pelos beneficiários, estará disponível a partir do dia 10 de fevereiro de 2023.

  1. App CAIXA Tem.
  2. App CAIXA Trabalhador.
  3. Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.