Como restaurar Android sem formatar?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Abra o menu “Configurações”, representado pelo ícone de uma engrenagem, que estará na tela inicial ou na lista de aplicativos. Toque em Sistema. Dependendo do fabricante e da versão do Android, o menu terá um nome diferente, como “Backup e restauração”. Escolha Restauração ou Opções de redefinição.

Como restaurar o seu Android para os padrões de fábrica

  1. Acesse as configurações do seu celular. Vá até o menu do seu celular e clique em “Configurações” representado pelo ícone de engrenagem;
  2. Clique em “Sistema” ...
  3. Vá em “Redefinir opções” ...
  4. Inicie a restauração para os padrões de fábrica.

O hard reset é a maneira mais correta de limpar todos os dados do celular, apagando todas as configurações e dados do seu smartphone Android. O processo pode ser feito com o aparelho desligado, através da bios do celular. É um processo diferente da formatação comum, na qual todos os aplicativos são excluídos.

Dessa forma, a restauração é a mesma coisa. Única diferença é que se você realizar a restauração com mais frequência, irá postergar o procedimento da formatação.

Com o uso diário do celular, as pessoas não percebem alguns sinais comuns associados aos vírus, como a presença de ícones estranhos, erros em aplicativos e recursos do próprio aparelho, além de arquivos corrompidos.

4 apps para fazer uma limpeza no Android

  1. Files do Google. Essa ferramenta nativa do Google é ideal para usuários que desejam melhorar o desempenho do Android de forma simples e rápida. ...
  2. Droid Optimizer. A ideia aqui é realizar uma faxina e jogar tudo o que não é necessário na lixeira. ...
  3. Norton Clean. ...
  4. CCleaner.

Nessas situações, é possível pressionar os botões liga/desliga e volume para baixo ao mesmo tempo por sete segundos para provocar uma reinicialização forçada.

A ferramenta é uma espécie de modo de manutenção utilizado principalmente por técnicos especializados, mas também pode ser usado pelo consumidor para restaurar o smartphone em caso de falhas de software que impeçam o funcionamento do aparelho.

Quando dizemos que o aparelho será reiniciado, queremos dizer que forçaremos o aparelho (travado/looping/desligado e não liga entre outros) a desligar/ligar, ou seja reiniciar.

Pode melhorar o desempenho do aparelho
A restauração ajuda a resolver vários problemas relacionados a software, como arquivos corrompidos e bugs não resolvidos com a atualização dos apps. Logo após apagar todos os dados, você perceberá que o aparelho está mais rápido para iniciar e abrir telas.

Uma redefinição para configuração original apaga seus dados do smartphone. Embora os dados armazenados na sua Conta do Google possam ser restaurados, todos os apps e os dados deles serão removidos. Para se preparar para restaurar seus dados, verifique se você está na sua Conta do Google.

Passo 1. Acesse as configurações do Android e toque em "Gerenciamento geral". Passo 2. Em seguida, vá em "Restaurar" e toque em "Restaurar padrão de fábrica".

MENTIRA. Segundo o professor da Faap, Sergio Penedo, um HD é projetado para inúmeras repetições de operações. Naturalmente, muitas formatações reduziriam em alguns dias a vida útil do HD, mas nada significativo. Em suma, a formatação lógica não traz prejuízo algum ao HD, quantas vezes for feita.

A formatação elimina todos os dados de um celular e, por isso, é importante que você tenha tudo o que é indispensável salvo em outro lugar. Antes da formatação, faça um backup de todos os seus arquivos. Faça um backup de todos os arquivos importantes que estão no celular, seja na nuvem, seja em mídias físicas.