Como os povos antigos faziam para medir o comprimento?

Perguntado por: agois . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Para medir comprimentos, o homem tomava a si próprio como referência. Usava como padrões determinadas partes de seu corpo. Foi assim que surgiram: a polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braça, o passo. Alguns desses padrões continuam sendo usados até hoje.

Nos períodos da manhã e no fim de tarde a sombra era mais longa e exatamente ao meio dia ficava bem curta. Esse foi o primeiro tipo de instrumento de medição do tempo, surgido há 1.500 anos a.C., o mais antigo que se tem registro, chamado de relógio de sol ou Gnômon. Em 1.400 a.C. surge o relógio de água, ou Clepsidra.

A criação do sistema métrico decimal foi uma proposta da França, por volta de 1790, em plena época de Revolução Francesa (1789-1799). A ideia surgiu como tentativa do governo francês de unificar as medidas, para acabar com as dificuldades do comércio e da indústria.

Os egípcios antigos, bem como como outros povos da época, tinham medidas inspiradas no corpo humano. A unidade mais utilizada por eles era o côvado, a distância do cotovelo até a ponta do dedo médio. O padrão real correspondia a 7 palmos ou 28 dedos, o que equivaleria hoje a medida de 52,3 centímetros.

A légua e a braça são as duas medidas mais encontradas em leis, relatórios e outros textos do império sobre terras, colonização e imigração. Raramente aparecem acompanhadas de qualquer complemento.

As maneiras como mediam as grandezas eram bastante simples: usavam partes do próprio corpo, como o comprimento do pé, a largura da mão ou a grossura do dedo, o palmo e a passada. Utilizavam ainda uma vara ou um bastão.

A primeira forma de medir-se o tempo era analisando-se a posição do Sol em relação à Terra, por isso, foram criados os conhecidos hoje como relógios de sol, utilizados para medir-se as horas ao decorrer do dia. Hoje utilizamos o relógio movido à bateria para essa função.

A fita métrica é um instrumento utilizado para medir-se comprimentos.

As descobertas arqueológicas indicam que em todas as civilizações antigas, desde os primeiros hominídeos, algumas pessoas estavam preocupadas com a medição do tempo, seja por motivos religiosos, agrícolas ou de estudo dos fenômenos celestes (uma forma antiga de astronomia).

O mais antigo instrumento para marcar as horas foi o "Relógio de Sol", que foi inventado pelos babilônios e egípcios e tinha um funcionamento simples: uma haste vertical se projetava do centro de uma superfície circular, projetando uma sombra do Sol para indicar a hora.

As primeiras unidades de medida usadas na história eram diretamente relacionadas com partes do corpo humano, tais como: O pé já era usado na antigüidade pelos gregos, que dividiam um “pé” em 16 “dedos”.

Há cerca de 4.000 anos, os egípcios usavam como padrão de medida de comprimento, o cúbito: que é a distância do cotovelo à ponta do dedo médio.