Como os narcisistas pensam e agem?

Perguntado por: sbarros . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Eles definem os narcisistas como indivíduos propensos a "se envolver em comportamentos arriscados, sustentar uma visão de superioridade irrealista de si mesmos, excessivamente confiantes, que mostram pouca empatia pelos outros e sentem pouca vergonha ou culpa".

Pacientes com transtorno de personalidade narcisista superestimam suas habilidades e exageram suas realizações. Eles acham que são superiores, originais ou especiais. Essa superestimação de seu próprio valor e realizações muitas vezes implica uma subestimação do valor e das realizações dos outros.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

O transtorno de personalidade narcisista é definido como um padrão persistente de grandiosidade, falta de empatia e necessidade de admiração. As preocupações das pessoas narcisistas estão sempre ligadas ao seu próprio bem-estar e sucesso, por isso, é difícil conviver com elas.

Eles se veem como superiores aos outros e acreditam que merecem tratamento especial e atenção constante. Essas características se manifestam em comportamentos como a busca por admiração, a autopromoção exagerada e uma tendência a explorar os outros para alcançar seus próprios objetivos. 1 O que é o narcisismo?

narcisistas não suportam a ideia também de serem desmascarados não é de serem. vistos como eles são então a exposição para um narcisista ela é inaceitável ele vai fazer de tudo para.

Muitos narcisistas reconhecem o amor e o valorizam como algo importante de se ter na vida. É comum que eles desejem coisas estereotipadas como casamento e filhos. A maioria até dirá que o compromisso é importante. Mas o amor, para eles, é algo no qual têm o direito de receber.

Alguns narcisistas exigem atenção dos outros desempenhando o papel de vítima ou descrevendo seus problemas como maiores do que os de qualquer outra pessoa. Eles podem tentar controlar as ações dos outros com a ameaça de prejudicar a si mesmos, a menos que consigam um certo resultado.

O narcisista manipulador tem muita dificuldade em escutar não porque acredita que sempre tem razão e que todos os seus desejos devem ser cumpridos. Esse tipo de gente não aceita opiniões diferentes da sua, chegando a fazer inúmeras ameaças quando sente que não tem o controle da situação.

Pontos fracos de um narcisista: o medo de ficar sozinho. Essa não seria apenas uma das maiores fraquezas de um narcisista, mas também seu medo capital: a solidão. Um narcisista precisa das vítimas. É como o predador que se move em busca de uma presa para se alimentar.

Não receber atenção que pensa ser merecida. Se sentir sendo deixado de lado. Não conseguir manipular uma pessoa e não atingir um objetivo. Perder algo que para ele é muito importante.

Uma equipe internacional de pesquisadores diz que os narcisistas tendem a se destacar em educação, trabalho e vida sentimental. Seu "elevado senso de autoestima", dizem, lhes garante uma grande autoconfiança.

Uma vez satisfeita a curiosidade dele, ele a deixa em paz por um tempo. A sua reação à “manobra aspirador” é uma recompensa ao narcisista. Por exemplo, se você tratá-lo bem, ele vai querer essa atenção de novo. Se você o destratar, ele vai querer se vingar e obter a sensação prazerosa de humilhar você de novo.

Os sintomas de transtornos de personalidade narcisista apresentam um padrão de comportamento inflexível e concentrado em seu ego. Pacientes com esse diagnóstico exibem grande confiança e querem ser adorados. Mas, no fundo, escondem crenças de inferioridade, imperfeição e o temor de não serem amados.

O narcisista acredita em sua falsa narrativa, porque eles são mestres em auto-ilusão. Ou seja, eles podem se enganar e acreditar em qualquer coisa, para proteger o ego deles.

O comportamento egoísta do narcisista e a fome de atenção sugam a energia das pessoas ao seu redor. Com o tempo, pessoas próximas ficam cansadas ou entorpecidas, e não conseguem registrar o quão prejudicial à saúde é o seu comportamento. Enganar, manipular e humilhar os outros é prejudicial à saúde e errado.