Como Olinda é conhecida?

Perguntado por: iguterres9 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 13 votos

Olinda foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982, após Ouro Preto (MG), e seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico havia sido tombado, pelo Iphan, em 1968.

Dia 12 de março tem festa dupla em Pernambuco! Duas cidades famosas do estado fazem aniversário nesta data. Recife e Olinda, as chamadas “cidades-irmãs”, ligadas pela geografia e pela arquitetura urbanística tão similar, comemoram 486 e 488 anos, respectivamente, em 2023.

Olinda tornou-se uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Possui várias igrejas barrocas e outras riquezas católicas e uma arquitetura rústica e muito colorida. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela ONU, em 1982.

O local era tão aprazível, que, conta-se, o nome Olinda foi dado a partir de uma frase dita por Duarte Coelho: “Ó linda situação para se construir uma vila”. Não se sabe o dia da fundação de Olinda; sabe-se que o povoado prosperou tanto, que em 1537, já estava elevado à categoria de vila.

O centro histórico de Olinda, vizinho à cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, remete ao início da colonização portuguesa no Brasil, no século XVI, quando se consolidou como sede da Capitania de Pernambuco, no período áureo da economia de cana de açúcar.

Terceira maior cidade de Pernambuco, Olinda abriga uma população de 397.268 habitantes (dados do IBGE/2009). A cidade detém uma taxa de densidade demográfica de 9.122,11 habitantes por quilômetros quadrados, a maior do estado e a quinta maior do Brasil.

Entre os principais monumentos destacam-se a Igreja da Graça, a Catedral Sé de Olinda, a Basílica e Mosteiro de São Bento, o Convento de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Igreja do Carmo de Olinda, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o antigo palácio episcopal, hoje o Museu de Arte Sacra ...

A data 10 de novembro de 1710 é marcada pelo dia em que Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito de República do Brasil, no Senado da Câmara de Olinda, próximo de onde hoje funciona o Mercado da Ribeira, no bairro do Carmo. O local ainda conta com ruínas que ajudam a contam esse legado.

Duas heranças culturais muito importantes de Olinda e Pernambuco são o maracatu e o frevo. O maracatu é um cortejo, que era realizado originalmente na África, uma dança da coroação de antigos reis do Congo e do noroeste de Angola.

Recife e Olinda, colonizadas respectivamente por holandeses e portugueses, oferecem aos turistas, além das belas praias, muitas atrações culturais e históricas. As “cidades irmãs” como são conhecidas, estão separadas por aproximadamente sete quilômetros, o que facilita a visitação das duas cidades de “uma só vez”.

Neste domingo, Olinda completa oficialmente 488 anos e o Recife, 486 anos de fundação. Segundo o professor de história Paulo Chaves, porém, essa data é controversa. "Olinda é datada de 12 de março de 1537. E, na realidade, o Recife só surge como vila em 1709.