Como o malware se espalha?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

Malwares podem se espalhar de várias maneiras: ao baixar e instalar um programa infectado, ao clicar em um link infectado ou abrir um anexo de e-mail malicioso, ou mesmo ao usar mídia física corrompida, como um pendrive infectado.

Worms

Worms. Os worms são tipos autônomos e autorreplicantes, que se espalham rapidamente através de redes e sistemas, sem a necessidade de interação do usuário. Diferentemente dos vírus, os worms têm a capacidade de se propagar sem se anexar a arquivos ou programas existentes.

Como o malware funciona? Todo malware segue o mesmo padrão básico: seu dispositivo é infectado depois que você baixa ou instala software malicioso involuntariamente, muitas vezes acessando um link ou site infectado. A maioria das infecções por malware ocorre quando você inadvertidamente faz algo que baixa o malware.

A propagação de um vírus pode acontecer de diversas maneiras, através de anexos de e-mail, downloads de arquivos da internet, links, pen drives, entre outros meios.

Entre os sintomas comuns de infecção por malware no site estão: redirecionamentos de URL indesejados, anúncios pop-up, alteração nos resultados de pesquisa, adição de barras de pesquisa laterais ou barras de ferramentas indesejadas em navegadores e baixa velocidade do computador.

Emotet

Empresas de cibersegurança apontaram que o Emotet, o malware conhecido por ser o mais perigoso do mundo, foi detectado em atividade novamente neste ano, pouco após sua derrubada.

As pessoas que distribuem malware, conhecidas como criminosos cibernéticos, são motivadas pelo dinheiro e usarão os dispositivos infectados para iniciar ataques a fim de obter credenciais bancárias, coletar informações de identificação pessoal que podem ser vendidas, vender acesso a recursos de computação ou extorquir ...

A propagação ocorre da mesma maneira que o vírus que aprendemos na biologia. O malware se espalha fazendo cópias de si mesmo em outros softwares. Geralmente, o dispositivo é infectado quando você baixa algum arquivo ou programa contaminado, por meio de ataques phishing.

Malware, terminologia formada pelas palavras malicious software (software maliciosos), refere-se a qualquer tipo de programa perigoso que ataca computadores e redes. Já vírus é um tipo malware que pode se replicar e se espalhar automaticamente.

Seguindo essa lógica, uma técnica comum que tem sido empregada para esse tipo de ameaça é esconder linhas de comando dentro das imagens e combiná-las com um dropper, um arquivo executável benigno que consegue ler o conteúdo oculto nas imagens e, então, infectar os usuários.