Como o 001 se tornou o Vecna?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.7 / 5 10 votos

Sem intenção, Eleven abriu um portal para o Mundo Invertido, enviando 001 para lá. Com o tempo, 001 foi se transformando fisicamente no Vecna, enquanto explorava o lugar. Foi ele, inclusive, que moldou a massa de partículas que ficaria conhecida como Devorador de Mentes.

O pai é preso acusado dos crimes e o menino é dado como morto. Porém, Henry é levado para um laboratório, onde é feito de cobaia pelo Dr. Brenner, tornando-se o 001. Fica entendido que, através dos poderes de Henry, o médico criou os poderes das outras crianças do experimento, como a 008 e a própria Eleven.

Então, o Devorador de Mentes seria superior ao Vecna? Exatamente! Enquanto, o Vecna possui diversos poderes telepáticos e telecinéticos, o Devorador de Mentes já era a própria mente mãe do Mundo Invertido.

O personagem, também conhecido como o One, foi banido por Eleven para o Mundo Invertido. Perdido e com sede de vingança, seu encontro com uma força sombria o coloca no objetivo de devastar o mundo. E essa sendo apenas uma ponta do iceberg criado pelos Irmãos Duffer.

Apesar disso, Billy Hargrove pode ser considerado o maior vilão humano de Stranger Things. Ele foi uma grande ameaça durante a segunda temporada da série, com comportamento abusivo contra a irmã mais nova, Max, e comentários racistas direcionados a Lucas.

Uma teoria levantada por fãs aponta que existe um personagem mais forte que Vecna e Eleven, que já apareceu em temporadas anteriores: o Devorador de Mentes. A tese se baseia na chegada de Henry Creel no Mundo Invertido, quando o monstro se apresentou em formato de nuvem preta.

Ao longo da primeira parte da 4ª temporada de Stranger Things, descobrimos partes do quebra-cabeça sobre quem Vecna realmente era e, no último capítulo antes do hiato, a série revelou que o vilão era, na verdade, Henry Creel, ou o Número Um.

Na série, nós vimos que o Vecna atacava as pessoas que tinham alguma instabilidade na mente. É como se os traumas e a culpa abrissem uma fissura, assim ele podia entrar por essa fresta e tomar conta da mente da pessoa.

Vecna controla o Mundo Invertido e seus monstros. Anteriormente conhecido como Henry Creel e Um, Vecna sempre usou seu poder para o mal, começando jovem, quando matou sua mãe, irmã e incriminou seu pai.

Assim como o Demogorgon da 1ª temporada de Stranger Things, o Devorador de Mentes surgiu para os irmãos Duffer enquanto pesquisavam Dungeons & Dragons (D&D). É, portanto, derivado da cultura de RPG e desse jogo, que Gary Gygax e Dave Arneson criaram em 1974.

Quando ele convida Eleven a segui-lo ela recusa, e ao tentar parar o mal ela acaba abrindo a fenda que conecta nosso mundo ao mundo invertido, e ao adentrar este mundo, Peter acaba sucumbindo e se tornando o monstro que conhecemos, o Vecna.

Ele passou a buscar fontes maléficas para concretizar seu objetivo e, o final, tornou-se o grande vilão. No jogo, quando Vecna descobre os segredos das pessoas, ele ganha ainda mais poder sobre a mente delas. Em Stranger Things, o vilão se alimenta dos traumas de suas vítimas.

Como ambos são criaturas que vivem no Upside Down (Mundo Invertido), os fãs se questionavam qual a relação entre os dois. Com Vecna se mostrando uma espécie de general e o monstro mais poderoso do submundo, os capítulos finais mostram que o grande vilão da 4ª temporada comanda o Devorador de Mentes.