Como monitorar a febre?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Durante a infância, a temperatura de febre pode ser medida pelo médico de várias maneiras, como no reto, ouvido, boca, testa ou axila. A recomendação é que se utilizem os termômetros digitais que, além de serem fáceis de usar, também apresentam o resultado mais rápido.

Como medir febre?

  1. Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero.
  2. Coloque a ponta prata debaixo da axila.
  3. Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho.
  4. Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor.

Pode medir a febre em 5 zonas do corpo: axilas, boca, ânus, ouvido e testa. Dependendo de onde é medida, muda o tipo de termómetro.

O estado febril fica acima do normal do corpo, na faixa entre 37,3 e 37,8ºC, o que pode ser considerado como um tipo de febre baixa. Já a febre como sintoma costuma ser apontada a partir de 37,9ºC.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

febre – temperatura maior que 38ºC. A pessoa pode tomar um comprimido de paracetamol, usar apenas uma camada de roupa ou colocar gelo na testa. Se não houver melhora em até 3 horas, é preciso ir ao pronto-socorro. febre alta – mais de 39,6°C.

Uma das primeiras medidas para esses casos é a hidratação. Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico (paracetamol ou dipirona) e observar.

Termômetro digital – Antes de utilizar o termômetro, faça a verificação da bateria. O termômetro é colocado em baixo da axila, mas obterá uma leitura mais precisa se for colocado para medir dentro da boca, mais precisamente embaixo da língua, mantendo-se a boca fechada por até 5 minutos para fazer a leitura.

Se o termómetro estiver em bom estado é seguramente de confiança que o sinal sonoro indique a temperatura certa”. Contudo, é importante ter em atenção fatores que possam interferir na medição da temperatura corporal, nomeadamente a bateria ou a calibração do aparelho.

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Dependendo da idade da pessoa, de outros sintomas e de estados clínicos conhecidos, o médico pode pedir para a pessoa ir para avaliação ou recomendar tratamento em casa. Geralmente, as pessoas devem consultar um médico se a febre durar mais de 3 ou 4 dias, independente de outros sintomas.

No caso da febre, ela costuma ser mais alta à noite devido aos hormônios que controlam a temperatura do corpo e que são mais ativos durante esse período. Essas situações de aumento da tosse e da febre à noite também podem ocorrer com adolescentes e adultos, pelos mesmos motivos acima mencionados.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Dicas caseiras para baixar febre alta

  1. Use roupas leves e folgadas;
  2. Fique em locais bem arejados;
  3. Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  4. Tome banho com água morna;
  5. Beba bastante água e líquidos em geral.

Febre igual ou maior que 39º Febre que dura 3 dias ou mais. Sintomas de desidratação intensa. Febre recorrente.