Como medir um cômodo com trena?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Com a ajuda de uma trena, comece a medir cada parede. Depois, anote no papel as medidas de cada uma delas. Nesse processo, também é preciso analisar as janelas e portas. Tudo isso, sem se esquecer de medir o pé direito, que, nada mais é, do que a metragem localizada entre o teto e o piso.

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40.

100 centímetros (cm) = 1 metro (m).

#2 – Como Medir.
O uso da trena é bem simples e intuitivo. Basta prender ou segurar a ponta da fita em um dos lados do objeto/parede que deve ser medido, e depois esticar a fita até a outra extremidade. Meça as paredes de cada cômodo e vá anotando.

Veja como medir seu espaço em 4 passos.

  1. Desenhe a planta do ambiente, ou seja, desenhe as paredes como se estivesse vendo- as de cima. ...
  2. Nessa planta, indique onde estão as portas e as janelas.
  3. Hora das medidas! ...
  4. Em cada janela, coloque a medida da largura, da altura e da distância até o piso.

Exemplo: um quarto que tenha 3 metros de comprimento por 3 metros de largura terá 9 metros quadrados (3 m x 3 m = 9 m²).

Multiplique a mediada da largura pela medida do comprimento do quarto. Ex. Um quarto que tenha 4 metros de largura e 5 metros de comprimento, multiplique 4 x 5, o resultado dessa conta é 20, então você tem que o quarto tem 20m2.

1) Meça o comprimento da parede em metros. 2) Meça a altura da parede em metros. 3) Multiplique a altura da parede pelo seu comprimento. Esse número é a metragem quadrada da parede.

Meça suas paredes
Para isso basta colocar a ponta da fita métrica ou trena em um dos cantos da parede e estender até o outro lado. Quando chegar à outra extremidade, anote todas as medidas arredondadas para o número inteiro mais próximo, para ter um pouco mais de precisão no cálculo.

Dentre as funções possíveis da trena, está a medição de terreno de grandes proporções, peças, parede, cabos, medições internas ou externas, entre outros objetos e espaços. Um dos tipos de trena mais comuns, que é utilizado por profissionais e por amadores, é a trena manual.

Portanto, já vimos que um metro corresponde a 100 centímetros, e com isso já podemos calcular como converter uma unidade para a outra. Basta aplicarmos uma regra de três simples. Simplificando a regra de três, chegamos à conclusão que basta dividirmos o valor por 100 para converter centímetros em metros.

Obs.: Usamos “foot” (pé) para o singular. Para o plural, devemos usar “feet” (pés). A abreviação dessa medida é “ft” e de “inches” é “in”.

Medindo o comprimento da mão
O que você vai fazer é manter a mão esticada em uma superfície plana e medir do topo do dedo médio até a base da mão (começo do punho). Ao comparar a medida do comprimento da sua mão e a medida da circunferência, veja qual delas é maior.

Com a ajuda de uma trena, comece a medir cada parede. Depois, anote no papel as medidas de cada uma delas. Nesse processo, também é preciso analisar as janelas e portas. Tudo isso, sem se esquecer de medir o pé direito, que, nada mais é, do que a metragem localizada entre o teto e o piso.

Como exemplo, se formos medir a área de uma caixa:

  1. o comprimento será o tamanho de uma ponta à outra da caixa medindo pelo lado maior;
  2. a largura será a medição do lado menor;
  3. a altura será a medida da parte debaixo até a parte de cima.