Como lidar com uma filha trans?

Perguntado por: vinfante . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Se o seu filho ou filha é uma pessoa trans, lembre-se de que ao menos o espaço familiar deveria ser um ambiente seguro e respeitoso para essa pessoa. Procure informar-se sobre o assunto e garantir ao seu filho ou filha um ambiente familiar confortável, receptivo e amoroso.

Jamais pergunte sobre o nome de registro/batismo de uma pessoa trans, travesti ou não binária. Neste caso, pergunte pelo nome social, ou seja, o nome pelo qual um indivíduo transgênero se identifica e é socialmente reconhecido.

A maioria das vítimas tinha entre 18 e 29 anos, próximo à expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil, 35 anos. Apesar disso, a taxa é 6% menor comparada se comparada ao registrado em 2021, quando houve 140 homicídios.

Transexual é uma pessoa que não se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu, ou seja, é alguém que não se sente adequado ao gênero que recebeu no nascimento. Assim, podemos dizer que uma pessoa é definida como transexual quando sente desconforto com seu sexo biológico.

No maior estudo genético já realizado sobre transexualidade, pesquisadores do Prince Henry's Institute of Medical Research reforçaram a hipótese de influência genética para a transexualidade. Ainda mais notável, no resultado do estudo, foi a presença de receptores hormonais diferentes no cérebro de transexuais.

Esse preconceito traz consequências, pessoas trans tem quatro vezes mais sintomas depressivos, e maiores taxas de tentativa de suicídio (41%), comparadas com a população geral. Esses sintomas têm relação direta com a discriminação e violência sofridas durante a vida.

Para começar, respeite a identidade da pessoa e use os mesmos termos e pronomes que ela usa para descrever a si mesma. Além disso, trate qualquer indivíduo transgênero da mesma forma que trata a todos: respeite sua privacidade, não faça perguntas pessoais demais, e peça desculpas quando cometer gafes.

Pela lei brasileira, a operação para adequação sexual só pode ser realizada em adultos acima dos 18 anos. Esta é a última etapa do processo de transição ou acompanhamento.

Com que idade uma criança consegue saber se é mesmo transgênero? Clínicas estão surgindo por todos os Estados Unidos para ajudar crianças a partir dos 3 anos de idade a fazer a transição de gênero. No entanto, algumas pessoas dizem que elas ainda são muito novas para saber o que querem.

Brasil

Em relatório divulgado pela Antra, Associação Nacional de Travestis e Transexuais, o Brasil continua sendo campeão de desrespeito e violência com pessoas trans. Pelo décimo quarto ano seguido, somos o país que mais mata pessoas destes gêneros no mundo. São 131 trans e travestis assassinados no país em 2022.

O periódico destaca que a amígdala, região do cérebro responsável pela regulação das emoções, pode ser menor em indivíduos trans do que em indivíduos cisgênero. Além disso, as áreas do cérebro responsáveis por processar informações sensoriais e corporais, podem ser diferentes entre esses indivíduos.

Três estudos reforçam a transgeneridade como fruto de fatores biológicos. Fatores biológicos, culturais, sociais e psicológicos atuam em variáveis extensões para a expressão, atividade e a identidade de gênero.

Expectativa de vida de pessoas trans é de 35 anos. O Brasil segue liderando o ranking de países com mais mortes de pessoas trans e travestis no mundo, aponta o dossiê Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras. É o 14º ano consecutivo em que o país está no topo da lista.

Inclusão Social. A população trans é mais vulnerável aos impactos do estigma também na saúde. A vulnerabilidade e a exclusão social muitas vezes agravam problemas como ansiedade, depressão, insônia, estresse, e outros problemas que envolvem a saúde mental.

Ser pessoa transexual ou transgênero deixou de ser considerado doença mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, depois de muitas lutas e reivindicações de direitos pelos movimentos sociais.