Como justificar voto pelo gov BR?
A justificativa deve ser apresentada pela internet, usando o aplicativo "e-Título" ou, usando o computador, pelo "Sistema Justifica" do TSE. Para apresentar a justificativa pelo e-Título, confira o tutorial que preparamos para você!
Como faço para justificar meu voto pelo celular
Instalar o aplicativo e-Título / Título de eleitor digital
- ter a versão digital do título, no celular ou tablet, e com ele votar nas eleições;
- saber qual a sua zona e seção, com endereço do local de votação;
- saber se você está em dia com as obrigações eleitorais.
Como e onde justificar o voto
Além das opções do e-Título e do Sistema Justifica, o eleitor ou a eleitora ainda pode entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.
Como faço para baixar o aplicativo para justificar o voto
Como instalar
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular.
- Baixe o app e-Título.
- Informe o número do título, data de nascimento, seu nome e os nomes do pai e da mãe.
Que não votou no primeiro turno pode votar no segundo
Trânsito. Os eleitores que se inscreveram para o voto em trânsito no primeiro turno mas não compareceram também precisam se justificar.
Como justificar o voto antecipado
Na impossibilidade de comparecer às urnas no dia do pleito, o eleitor inscrito na zona eleitoral do exterior (ZZ) deve, em até 60 (sessenta) dias após cada turno da votação, apresentar a justificativa pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica na página web do Tribunal Superior Eleitoral.
Por que não pode levar o celular na hora de votar
O objetivo é evitar que esses equipamentos possam ser empregados para expor o conteúdo do voto. O artigo 14 da Constituição Federal afirma que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto.
Qual é o prazo para justificar o voto
Para aqueles que se ausentaram no dia 2 de outubro, tem até o dia 1º de dezembro para apresentar justificativa, já para quem faltou no dia 30, tem até o dia 9 de janeiro de 2023, os que deixaram de ir nos dois turnos devem apresentar duas justificativas, separadamente, respeitando o prazo de cada uma.
O que acontece se eu não votar no segundo turno
Entre elas estão a impossibilidade de emitir passaporte, de tomar posse em cargo público, obter empréstimos em bancos públicos ou renovar matrícula em instituição pública de ensino superior, entre outras.
Quais os aplicativos do TSE
Pardal
- App Store.
- Google Play.