Como grifar um texto?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Deve-se grifar apenas palavras chave e conceitos chave do texto, para destacar os termos que o autor considera mais importante no livro. Tente grifar apenas palavras e no máximo períodos completos que explicar pequenos partes do texto.

Grifar significa marcar palavras, números, símbolos ou o aquilo que você precisar, para que fique em destaque, chamando atenção. O grifo é, portanto, o meio de evidenciar a parte do texto da qual queremos dar destaque, feito por negrito, itálico ou sublinhado ou por outros meios, como uso de aspas no meio da frase.

A maneira mais rápida de sublinhar texto é pressionar Ctrl+você e começar a digitar. Quando quiser parar de sublinhar, pressione Ctrl+U novamente. Você também pode sublinhar texto e espaços de várias outras maneiras.

Leia todo o conteúdo antes de começar a marcar
A finalidade desse item é grifar aquele conteúdo que é essencial durante as suas horas de estudo, aquilo que você não pode esquecer ou que faz parte do argumento principal de alguma teoria. Para isso, sempre leia todo o conteúdo antes de começar a marcar.

O que normalmente grifo, são frases de efeito, diálogos engraçados, situação que gostei, referências a coisas que gosto, menções a outros livros. Quando encontro um livro repleto disso, pode ter certeza que ele vai ficar cheio de marcações.

a fim de chamar a atenção para um trecho da escrita. O grifo seria, então, o meio de evidenciar a parte do texto da qual queremos dar destaque, feito por negrito, itálico ou sublinhado ou por outros meios, como uso de aspas no meio da frase. Exemplo: “Ao estudar este texto, grife sempre os conceitos mais importantes.”

Grifar nada mais é do que dar ênfase, destaque, a determinado trecho dentro de um texto com o objetivo de reforçar a ideia que o autor quer passar. Além disso, facilita muito a leitura quando uma expressão está destacada, uma vez que o leitor focará a atenção na frase que se deseja.

Aspas, itálico e negrito. Esses são três recursos que podem ser utilizados para destacar determinados conteúdos do texto. Recomenda-se que seja estabelecido um critério equilibrado e uniforme na utilização desses três recursos para se evitar o uso indiscriminado de destaques para o mesmo tipo de conteúdo.

Android: toque e segure o texto que você está escrevendo no campo de texto e, em seguida, selecione Negrito, Itálico ou Mais . Toque em Mais para selecionar Tachado ou Monoespaçado.

Selecione o texto que você deseja realçar. Vá para Home e, selecione a seta ao lado de Cor de Realçada de Texto. selecione a cor desejada. Observação: Use uma cor de realce claro se você planeja imprimir o documento usando uma paleta monocromática ou uma impressora de matriz de ponto.

Então separei o marca texto amarelo para grifar aquilo que for muito importante para minha pesquisa; o azul para exemplos que posso citar nos meus artigos; o roxo para conceitos que o autor aborda; laranja para aquilo que não entendi e fiquei com duvidas; rosa para palavras-chave importantes; e o verde para datas e ...

“Ao marcar o texto com o amarelo, não só o destacamos como também 'apreendemos' a informação em destaque com maior facilidade. Não importa se o destaque é mais claro ou mais escuro, os estímulos acontecem da mesma maneira”, explica a profissional.

Pode até ajudar quando os alunos têm o conhecimento necessário para destacar as informações de forma eficaz, mas não é um indicativo de alto nível de utilidade. A marcação no texto chama a atenção do leitor, mas este precisa refletir sobre o significado e como suas peças diferentes se relacionam entre si.

Etapa 1/3: Marcações Preliminares
Ao ler pela primeira vez sobre algum assunto no seu pdf ou em algum capítulo de livro, vá marcando a lápis/lapiseira os trechos que você ACHA que são importantes para serem relembrados durante a sua revisão. Não use canetas ou marca-textos neste momento!