Como fazer vaso de cimento?

Perguntado por: llopes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Como fazer vaso de cimento grande: passo a passo

  1. Coloque no fundo do balde maior cerca de 4cm da mistura de cimento;
  2. Pressione a mistura até ficar bem compactada no fundo do balde;
  3. Com o auxílio de um cano, faça um duro central de drenagem do vaso;
  4. Coloque delicadamente o vaso menor, centralizando;

Para confeccionar os vasos, utiliza-se para fazer a massa de concreto, a regra de 3 (três) por 1 (um). Ou seja, para cada três medidas de areia, usa-se uma medida de cimento e a água deve ser colocada até formar uma massa meio mole.

4 – Deixe secar o vaso de cimento com toalha
Feito tudo isso, é só deixar secando por 36h e o seu vaso de cimento com toalha estará pronto!

Isto acontece porque ao perder a umidade, o concreto se contrai e trinca. O erro geralmente está no preparo do cimento, onde a mistura recebe menos água do que o ideal.

Como preparar mistura para concreto?

  1. Com ajuda de uma colher de pedreiro, misture bem o cimento com a areia. Caso você vá fazer no chão (em maiores quantidades), utilize uma enxada.
  2. Em seguida, acrescente as medidas de pedra brita.
  3. Por fim, adicione água, aos poucos, até formar a massa para o seu contrapiso magro.

A proporção tecnicamente correta de cimento com areia é uma parte de cimento, três partes de areia e três partes de água. No entanto, você pode personalizar essa proporção conforme o necessário. Para a maioria dos projetos, não é necessário adicionar uma quantidade de areia três vezes maior que de cimento.

Para começar a fazer seu próprio vaso de cimento, você vai precisar de:

  1. Água;
  2. Cimento;
  3. Areia fina ou média;
  4. Potes de plástico para usar como moldeira;
  5. Pincel;
  6. Vaselina ou óleo de cozinha;
  7. Colher e pote para fazer a mistura;
  8. Lixa ou esponja.

Qual é o tamanho máximo de um saco de concreto? Como um saco de 42 kg equivale a 0,8 m³ de material, o cascalho com tamanho máximo de 2 cm deve ser misturado com uma parte de cimento Portland, 2 1/2 partes de agregado bruto e 1/2 parte de água.

Em geral, utiliza-se um traço composto por 1:2:3. 1 parte de cimento. 2 partes de areia.

Como o cimento seca debaixo da água? O método mais utilizado para execução da concretagem submersa tem o auxílio de uma tubulação conhecida como tremonha. Com formato de pirâmide invertida, a tremonha leva o concreto até a parte inferior da fôrma, que vai sendo preenchida de baixo para cima, até transbordar.

CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

Já sabemos em quanto tempo o cimento seca, mas e como acelerar esse processo? Em todo caso, se você precisa que a obra fique pronta de forma mais rápida, o mais indicado é passar produtos de selagem e secagem pelo menos um dia completo antes da aplicação do cimento no local.

Retardar o tempo de secagem também é fundamental para evitar rachaduras e fissuras no chão. Proteja o piso do sol e do vento nas primeiras 72 horas e, depois, umedeça a superfície a cada 8 horas por mais 4 dias. O objetivo desse processo é deixar o cimento secar lentamente para que fique mais resistente e uniforme.

O cimento queimado trinca com o tempo, pelas características do próprio material. Para minimizar esse efeito, você pode colocar na mistura um adesivo de alto desempenho. Outra forma de evitar fissuras é colocar as juntas de dilatação (que, em média, têm de 3 a 4 mm), a cada 2 metros de distância no piso.