Como fazer uma carta informando algo?

Perguntado por: eportela4 . Última atualização: 2 de julho de 2023
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iniciar o texto informando o assunto de que trata a carta, apresentando expressões como “Em relação a”, “Em resposta a”, etc., e dar sequência ao corpo do texto, comunicando a mensagem com a linguagem e estrutura adequadas ao gênero; concluir a carta com uma despedida cordial.

Inicie sua carta com a marcação do local e da data em que ela foi feita. Se necessário, identifique o nome, cargo e instituição do destinatário. Utilize um vocativo (pessoal ou formal) para marcar o início do diálogo.

A carta de informação está inserida dentro do contexto comercial, pois, normalmente, é trocada entre departamentos de uma mesma empresa ou entre empresa e seus representantes e fornecedores. O objetivo deste canal de comunicação faz referência à sua própria denominação: informar o destinatário sobre alguma coisa.

Você pode fazê-lo diretamente sempre que disponha de um e-mail e saiba o e-mail do destinatário. Você só precisa, na sua caixa de entrada, escolher a opção "escrever". Escreva sua carta como se o fizesse em papel, coloque o endereço do destinatário no espaço correspondente e envie.

Estrutura da carta pessoal

  1. Cabeçalho: local (geralmente cidade) e data (dia, mês e ano).
  2. Saudação: cumprimento ao destinatário, seguido de vírgula.
  3. Texto: o assunto da carta. ...
  4. Despedida: usa-se expressões como “Com carinho”, “Atenciosamente”, “Abraços”, seguido de vírgula.
  5. Assinatura.

É aqui que a carta começa! A breve saudação pode iniciar com o nome da pessoa: “Caro Sr. Daniel”, “Prezado Thiago,” ou “Sra. Ana,”, são todos exemplos apropriados.

Saudação: a saudação é a forma de cumprimentar o destinatário e deve ser adequada ao contexto. É comum utilizar expressões como "Prezado(a) [nome do destinatário]". Introdução: a introdução é a parte em que o autor apresenta o tema e a tese que será defendida na carta.

Apresenta os seguintes elementos estruturais: data, vocativo, assunto e despedida. É comumente conhecida pelos seguintes tipos: carta pessoal, carta do leitor e carta aberta, os quais se subdividem de acordo com o conteúdo e a função. Para escrevê-la, é importante definir seu tipo e o assunto a ser tratado.

O mais importante é que esse texto contenha algumas informações básicas, como o nome ou apelido do remetente (quem escreve), o destinatário (a quem a carta pessoal se destina), a data, e o local. Já o formato da escrita é bem particular, por isso esse gênero recebe o nome de carta pessoal.

Mensagem escrita que se envia , afim de se obter ou mandar notícias,maneira de comunicar-se com alguém distante ou que não queira-se falar pessoalmente.

Na carta formal, deverá incluir a identificação do remetente, o assunto, o corpo da carta deverá ser claro, mas com uma escrita elaborada e a despedida terá que incluir uma terminologia normalizada, como por exemplo, “Com os melhores cumprimentos…”, “Agradecendo antecipadamente a atenção dispensada neste assunto…”.

Data; Destinatário (para quem é remetida a carta); Corpo do texto; Saudação e assinatura.

Vocativo: trata-se do chamamento da autoridade, geralmente acompanhado de seu cargo. Por exemplo, “Prezado diretor”, “Excelentíssimo Senhor prefeito” etc. Introdução: aqui, o remetente deve fazer uma breve apresentação de si mesmo ao seu emissor.

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Algumas maneiras de finalizar uma carta formal são:

  1. Agradeço a consideração,
  2. Atenciosamente;
  3. Atentamente;
  4. Cordialmente;
  5. Obrigado pelo consideração,
  6. Respeitosamente.