Como fazer carteirinha de estudante?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os usuários vão precisar inserir o CPF, o nome completo, telefone para envio de SMS e e-mail. O próximo passo é aceitar os termos e políticas de uso do aplicativo. Depois disso, os estudantes deverão acessar “Minha ID Estudantil” para, então, obter o documento em formato digital.

Mais de um milhão de alunos já podem ter acesso à carteirinha estudantil digital e gratuita do Ministério da Educação (MEC). Cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC, os estudantes precisam baixar o aplicativo “ID Estudantil” nas lojas virtuais de celular.

Pedimos que acesse a plataforma SED (https://sed.educacao.sp.gov.br) utilizando login e senha. No menu Carteirinha Escolar, selecione a funcionalidade Foto do Aluno. Insira uma foto de frente. Após o envio da foto, será necessária a aprovação da unidade escolar.

01 (um) documento de identificação: RG, CNH, RNE ou passaporte (certidão de nascimento pode ser validada se o estudante for menor de 13 anos); 01 (um) comprovante de matrícula no ano vigente: declaração de escolaridade fornecida pela sua instituição de ensino ou boleto da mensalidade de 2023.

Meia entrada para estudantes
A forma mais comum e também uma das mais antigas é a meia entrada estudantil. Neste caso, é necessário possuir uma carteirinha ou documento da sua instituição de ensino comprovando que você tem matrícula ativa na escola ou universidade.

O documento estudantil de 2023 já está disponível para ser solicitado no site do Grande Recife Consórcio de Transporte (www.granderecife.pe.gov.br). Ao acessar a página na Internet, deve-se clicar no ícone Carteira de Estudante, em destaque na cor amarela.

Você pode ou acessar o site https://idjovem.juventude.gov.br/ ou baixar o app ID Jovem; Em sequência, preencha com as informações solicitadas. Como dados para contato, foto para personalizar o documento, nome da mãe, nome completo e NIS; Aguarde.

Como fazer Carteira de Estudante Digital do MEC

  • Acesse idestudantil.mec.gov.br;
  • Role a página e clique em “Sua instituição de ensino está inscrita?”;
  • Consulte respectivamente Estado, Cidade e Nome da instituição;
  • Se sua instituição de ensino estiver na lista, é possível emitir a ID Estudantil.

O CIE é o documento que comprova a situação de estudante, regulamentando a matrícula do estudante em nível de educação, possuindo modelo único e padronizado, com as necessárias medidas de segurança a seguir.

Confira agora como emitir sua Carteira

  1. Solicitação. Primeiro informe os seus. dados pessoais.
  2. Pagamento. Realize o pagamento da. taxa de emissão.
  3. Documentos. Finalize enviando as fotos. dos seus documentos.
  4. Entrega. Prontinho! Agora é só esperar chegar seu DNE.

O site oficial para tirar a carteirinha de estudante oficial é o Documento do Estudante. Como todo o processo é feito pela internet você não precisa sair de casa nem para buscá-la em algum posto de atendimento – como acontece algumas vezes com carteirinhas de transporte público.

Carteira de Estudante 2019
A partir de janeiro de 2019 a Carteira de Estudante tem uma nova identidade visual, mais moderna e jovem. E além disso, ao pedir a Carteira de Estudante 2019, sua validade é até março de 2020. Ela conta com ainda mais tecnologias de segurança e garante o direito do estudante à meia-entrada.

A Lei da Meia Entrada confere aos jovens de baixa renda de 15 a 29 anos de idade o direito de adquirir ingresso pela metade do preço. Mas, o que define um jovem de baixa renda? São aqueles que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.

ID Estudantil – A ID Estudantil é a carteirinha de estudante digital e gratuita para o usuário emitida pelo MEC. Para o acesso do aluno dar certo, é preciso que a instituição de ensino cadastre as informações dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC.