Como está o Titanic no fundo do mar?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

A presença abundante de micróbios comedores de ferro, no fundo do Oceano Atlântico, também colabora com a deterioração do Titanic. Esses microrganismos estão consumindo lentamente a estrutura de aço do navio e as convertendo em pó, que se mistura pouco a pouco à água gelada e à areia.

Os destroços estão a 3.800 metros no fundo do oceano. Nesta segunda-feira (19), um submarino que fazia uma expedição até os restos do navio desapareceu. A empresa que oferece esse passeio é a OceanGate.

Onde estão localizados os destroços do Titanic
Esses restos do navio permanecem nas profundezas do oceano, a cerca de quase 4 mil metros debaixo d'água, a aproximadamente 740 km de Newfoundland.

Os destroços do Titanic aparecem apenas na metade final da animação, localizados a 3,7 km abaixo do nível do mar. Isso é maior do que a profundidade máxima do Mar Vermelho, por exemplo, com seus 3 km.

Mergulhadores profissionais geralmente chegam a marcas de 40 metros de profundidade. Animais maiores, como orcas e tubarões, chegam, em média, a 270m de profundidade. Estima-se que o submarino desaparecido esteja em profundidades de cerca de 3.300 metros.

“Não apenas o aço exposto na proa superior é muito frágil até mesmo para a operação de guindaste mais engenhosa, mas a lama também atuou como areia movediça no fundo do mar", afirmou o pesquisador e escritor Daniel Stone para o Business Insider.

Contudo, por mais que a repercussão da época tenha sido massiva, as buscas pelos destroços não foram suficientes, a ponto de localizar a embarcação. Com isso, apenas em 1985,s destroços seriam descobertos pelo oceanógrafo Robert Ballard.

Somente uma pequena quantidade de pessoas no mundo pode dizer que já viu os destroços do Titanic pessoalmente. A OceanGate, empresa que oferece expedições turísticas, lançou passeios bem-sucedidos aos destroços do Titanic em 2021 e 2022.

O passeio para ver os destroços do Titanic custa US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) por pessoa. A embarcação tem capacidade para até cinco pessoas, sendo normalmente um piloto e quatro turistas. No entanto, ainda não se sabe quantos passageiros estavam no veículo que desapareceu nesta segunda-feira.

O mergulho até os destroços, incluindo ida e volta, dura em torno de oito horas: são cerca de duas horas de ida, duas de volta e mais o tempo para observar o navio naufragado. Os restos do Titanic estão a uma profundidade de 3.800 metros.

A implosão foi causada após a estrutura da embarcação não ter conseguido suportar a pressão externa — extremamente alta — na profundidade de cerca de 3.500 metros. O impacto, neste caso, seria igual a 345 vezes maior à que sentimos fora do mar.

O que aconteceu com os corpos das vítimas do Titanic? Mas só foram encontrados 333 corpos na área, e metade deles foi atirada novamente no mar (envoltos em uma lona com pesos de ferro), já que seu estado de decomposição avançado os havia deixado irreconhecíveis.

Durante a expedição IMAX de 1991, cientistas foram surpreendidos por uma variedade de organismos que encontraram dentro e no entorno do Titanic. Um total de 28 espécies foram observadas, incluindo anémonas marinhas, caranguejos, camarões, estrelas-do-mar e peixes-granadeiros com mais de 1 metro de comprimento.

Tesouros do Titanic: veja quais são os itens mais famosos já resgatados do naufrágio

  • Violino de Wallace Hartley (1878-1912) ...
  • Relógio de funcionário. ...
  • Carta de passageiro. ...
  • Querubim de bronze. ...
  • Menu da última refeição do Titanic. ...
  • Bracelete de Amy. ...
  • Colete salva-vidas.

Titanic, Titan e outros grandes naufrágios ocorreram perto de Terra Nova: o que ocorre nessa área do Atlântico? O Titanic está entrando em colapso lentamente à medida que a pressão do oceano, movimentos de sedimentos e bactérias comedoras de ferro mordiscam sua estrutura.

Esses caminhos se cruzaram em dois de seus maiores sucessos, “Avatar” e “Titanic”. Embora Cameron não tenha comentado publicamente sobre a atual busca pelo submersível OceanGate que realizava uma expedição até os destroços do Titanic com cinco pessoas a bordo, ele fez pessoalmente 33 mergulhos ao local.