Como escrever e falar bem?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Confira 7 dicas para escrever bem

  1. Leia mais. A leitura e a escrita não vivem sozinhas, uma sem a outra. ...
  2. Escreva sobre o que gosta. Na hora de praticar, escolher assuntos do seu interesse para escrever é uma das melhores dicas. ...
  3. Tire as dúvidas que surgirem. ...
  4. Faça um diário. ...
  5. Seja objetivo. ...
  6. Leia em voz alta. ...
  7. Peça feedbacks.

Quem escreve e fala bem demonstra pensamento sistematizado, raciocínio lógico, clareza de idéias... É como se a sua forma de se comunicar "contasse" um pouco da sua história. E mais do que isso: é o meio que você utiliza para se relacionar com as outras pessoas, com o mundo.

  1. Domine o conteúdo. ...
  2. Preste atenção na linguagem corporal. ...
  3. Certifique-se que sua fala tem começo, meio e fim. ...
  4. Conte histórias para encantar o leitor. ...
  5. Pratique a inclusão. ...
  6. Apaixone-se pelo tema da apresentação. ...
  7. Respeite as críticas e aprenda com elas.

Ser eloquente é a arte de falar bem, é ter o dom da oratória.

Uma boa saída para tornar um texto mais rico é induzir o seu leitor a apelar para a imaginação. Seja descritivo e faça com que ele imagine o ambiente que você está citando, como este local se encontrava no momento em que você está relatando, as ações das pessoas presentes nesse local, etc.

Além de melhorar a escrita, o hábito da leitura também é capaz de ampliar os seus conhecimentos, tornando-o uma pessoa mais culta. Com isso, sua capacidade de argumentação e elaboração de ideias — habilidades muito visadas no mercado de trabalho — também aumentam.

Ter um bom vocabulário permite que você construa textos mais ricos, interessantes e fáceis de ler. Permite também que você seja mais eloquente, se expresse mais facilmente e consiga expor e defender seus pontos de vista. Leia, escreva, converse e pesquise, seu vocabulário agradece.

Ela pode ser fruto da grafofobia! Esse medo pode afetar principalmente os estudantes que estão se preparando para o Enem e para os vestibulares. Como já estão submetidos a muita pressão e estresse, eles acabam desenvolvendo um medo psicopatológico de escrever.

Esta fato pode estar relacionado a diversos fatores, como: emocional (ansiedade, rapidez para escrever), fatores cognitivos (falta de atenção, processamento visual), acadêmicos (defasagem na aprendizagem, desenvolvimento aquém na escrita).

Aproxime-se mais de quem está falando com você, para que haja menos espaço a ser preenchido pela sua voz. Vá para um cômodo pequeno. Lugares muito amplos dispersam o som e é natural precisar falar mais alto. Ambientes menores são melhores para a comunicação.

Confira 6 dicas campeãs para falar bem

  1. Equilibre o volume e o tom da voz. Quando estamos nervosos, é comum acelerarmos o ritmo da fala. ...
  2. Saiba sobre o que você está falando. ...
  3. Leve sempre um material de apoio com você ...
  4. Organize suas ideias do início ao fim. ...
  5. Fale com naturalidade. ...
  6. Conheça o seu público.

Quais são as palavras formais? São vocábulos que respeitam a norma culta da língua portuguesa, caracterizadas pelo respeito à gramática, bem como às situações em que são empregadas, alguns exemplos de termos formais são regozijo, algures, açambarcar, vilipendiar, pernóstico e outras.

Tipos de conectivos
e; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

Esses termos são usados para conectar frases, orações, expressões ou parágrafos.

  • De acordo com.
  • Por outro lado.
  • Em síntese.
  • Antes de mais nada.
  • Sob o mesmo ponto de vista.
  • Ademais.

Sim, é preciso ler para saber como escrever bem.
Habilidade altamente valorizada em concursos e testes de vestibular, a escrita necessita de duas práticas para que possa ser desenvolvida de maneira eficaz: a leitura e o ato de escrever em si.

Use para dar efeito no texto/na leitura
Conectivos garantem uma leitura suave de um texto, ligando as diferentes partes ou ideias presentes. Eles permitem que o leitor entenda o raciocínio e o argumento do autor. Assim, o efeito da leitura e a compreensão do mesmo se torna mais fácil e agradável.