Como era chamado o futebol na Idade Média?

Perguntado por: asantana9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 8 votos

A referência mais importante sobre as origens do futebol está na Idade Média, mais precisamente em Florença. Chamado de “gioco del calcio”, o futebol foi levado à Inglaterra, no século XVII, pelos partidários do rei Carlos.

O futebol na Idade Média
O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que se dividiam em duas equipes: atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos.

O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2197 a.C.

Ainda na Idade Média, os italianos também praticavam um esporte que se chamava “cálcio”, muito semelhante ao futebol de hoje. O cálcio chegou à Inglaterra por volta do século XVII, foi adaptado pelos ingleses e exportado para o mundo como o futebol atual.

Historiadores acreditam que o jogo de futebol na Roma Antiga era muito similar ao Episkiros e, provavelmente, teve origem nesse jogo grego. O nome dado à esse jogo era Harpasto (em latim, Harpastum) e, da mesma forma, era jogado entre dois times e a ideia era lançar a bola na quadra do adversário.

No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados.

O vestígio de prática similar ao futebol mais antigo do qual se tem conhecimento remonta à China de 3000 a.C. Mas os registros históricos não remetem apenas aos chineses. Existem evidências de esportes semelhantes ao futebol sendo praticado por japoneses, egípcios, além de gregos e romanos antigos.

O futebol era um ritual
Na China, por volta de 2.600 a.C., um ritual denominado "TsüTsü" consistia no uso da cabeça do chefe de inimigos, por parte das tribos vencedoras, para ser chutada. Os guerreiros acreditavam que pelo pé assimilariam a inteligência, valentia, força, habilidade e liderança do inimigo.

Na Grécia antiga e em Roma, os jogos de bola era utilizados para preparar soldados para a guerra. Já na América do Sul e na América Central existiu um jogo chamado "Tlatchi" semelhante ao futebol. Porém, foi na Inglaterra que o futebol realmente começou a tomar forma.

Além disso, na Inglaterra há o Sheffield FC, que foi fundado em 24 de outubro de 1857, que é o clube mais velho do mundo e está na disputa de uma das ramificações da oitava divisão nacional.

Durante a Idade Média Europeia, o esporte esteve associado de um lado à nobreza, que desenvolvia suas aptidões guerreiras em violentos torneios e combates, além de praticar a equitação e a caça, e de outro, aos servos e camponeses, que gostavam de jogos com bola.

Os esportes medievais eram praticados de acordo com a classe social que o indivíduo estava inserido. Os jogos de bola eram bem comuns entre os camponeses em diversos locais da Europa. Alguns exemplos são o hurling e o caid, que deram origem ao hóquei e ao rugby.

O crescimento do futebol no Brasil acabou fazendo com que o esporte mais praticado na época, o remo, viesse a ficar em segundo plano, chegando a ser quase esquecido pelos brasileiros posteriormente.

As características do futebol moderno
Ao contrário das primeiras décadas, em que as equipes jogavam com vários atacantes e os placares eram elásticos, o futebol moderno pode ser comparado, em partes, a um jogo de xadrez.

Charles Miller

O esporte chegou ao Brasil em 1894, trazido por Charles Miller, um jovem filho de ingleses que chegou a São Paulo após realizar seus estudos na Europa. Charles trouxe consigo bolas e as regras para a prática do futebol no país.

A invenção do futebol ocorreu de forma gradual e recebeu influências de várias culturas. Assim, não é possível determinar uma origem e um inventor específico. Uma dessas influências era um ritual chamado TsüTsü realizado na China antiga (cerca de 2.600 a.C.).