Como é o treinamento de uma aeromoça?

Perguntado por: icosta4 . Última atualização: 11 de julho de 2023
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Todo comissário de bordo necessita obter a Licença e Certificado de Habilitação Técnica (CHT). Para isso é preciso fazer um curso que tem em média 280 horas/ aula, podendo assim atuar no âmbito da Aviação Civil.

Conhecimentos básicos sobre aeronaves
É muito importante que as comissárias de voo tenham conhecimentos básicos sobre as diferentes aeronaves usadas na aviação civil. Elas não apenas devem entender as capacidades, forças e necessidades de cada uma delas, mas também como trabalhar dentro desses espaços.

Etapas da Rotina da Aeromoça ou Comissário de Voo
Realizar a preparação da mala do comissário(a) para voar. Ter responsabilidade com os horários (acordar com antecedência e preparar-se para o dia de trabalho). Arrumar o cabelo de aeromoça (penteado aceitável pelas normas da companhia aérea).

A aeromoça, também conhecida como comissária de bordo é a profissional que ganha a vida dessa forma. Porém, de início, ressaltamos que não é uma carreira fácil e exige muito estudo, responsabilidade e alguns requisitos específicos.

O curso de aeromoça, abrangendo todas as suas matérias obrigatórias, dura aproximadamente 5 meses, o que é uma boa notícia para quem deseja ter uma profissão importante em pouco tempo. O curso oferece o suporte completo para que as próximas etapas da habilitação profissional sejam devidamente cumpridas.

Durante o processo, os candidatos realizam provas de conhecimento técnicos, portugês, raciocínio lógico e de língua estrangeira. Por esse motivo, é importante o domínio de um segundo idioma no âmbito profissional. A maioria das companhias aéreas sugerem duas opções de entrevista inglês ou espanhol.

Salários do cargo de Aeromoça – Brasil
A média salarial de Aeromoça é de R$ 9.474 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Aeromoça em Brasil é de R$ 2.999, variando entre R$ 1.622 e R$ 5.005.

Em um mesmo dia, a comissária pode trabalhar por apenas duas horas, ou até 11 seguidas. O mais importante é que as horas dentro da aeronave sejam respeitadas, assim como os 10 dias de folga por mês.

Por dia, a jornada de trabalho pode durar entre duas e 11 horas. O período com a aeronave ainda em terra não conta, mas, em casos de trajetos mais longos, é comum a equipe de atendimento de bordo ser substituída nas escalas. Além disso, as aeromoças têm direito a oito folgas por mês.

Dito pelos Comissários: Sejam bem vindos a bordo. Observe o número de seu assento no cartão de embarque. Por medidas de segurança, acomodem as bagagens de mão nos compartimentos acima de seus assentos e as que não couberem abaixo da poltrona a sua frente.

Dentre as principais desvantagens de se trabalhar como comissário de bordo certamente é a necessidade constante de adaptação. Esse dinamismo e novidades constantes por vezes desgastam física e emocionalmente um comissário de bordo. É preciso se adaptar a climas, idiomas, alimentação, cultura…

Para ser aeromoça ou comissário de bordo dentro do Brasil, saber inglês não é obrigatório, porém pode ser fator eliminatório na hora do processo seletivo nas maiores companhias do país. As viagens realizadas dentro do país e pela América Latina recebem muitos estrangeiros que falam espanhol.

Os comissários não podem usar aparelhos dentários, tampões para os ouvidos, pintar os cabelos (roxo, rosa ou azul), tomar café, ser desleixadas ou mascar chicletes? Estamos falando de algumas curiosidades sobre os comissários! É importante saber sobre as restrições que os comissários de voo devem obedecer.

Popularmente conhecida como aeromoça, a comissária de bordo, ou comissária de voo, é uma profissional que zela pela segurança, conforto e tranquilidade dos passageiros do transporte aéreo.