Como é o nome da pata do Gato?

Perguntado por: esoares4 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

A pata de gato é formada basicamente por garras, coxins e o esporão. Nas garras é onde se localiza a unha de gato, sendo que elas geralmente ficam mais aparentes quando o animal está se sentindo ameaçado e precisa se defender. Já os coxins, também conhecidos como almofadinha de gato, desempenham várias funções.

Mais do que exibir fofura, os coxins, popularmente conhecidos como “almofadinhas”, desempenham um papel importante na saúde dos cães e gatos. Localizados na parte de baixo das patinhas dos pets, os coxins ajudam a neutralizar o impacto das corridas, caminhadas e saltos, protegendo as articulações desses animais.

Esse dedo "extra" tem o nome de ergot, e tem função muito importante de garantir firmeza aos movimentos do seu gato, o auxiliando em escaladas e/ou quando agarra sua presa. Dessa forma, essa diferença entre a quantidade de dedos entre as patas da frente e as patas de trás é uma característica comum à gatos sadios.

Embora seja conhecida como um “defeito genético”, a polidactilia não significa que algo está errado com o animal. Na verdade, gatos de 6 dedos são consequência de uma mutação genética em um gene dominante, o que favorece a formação de quatro a sete dedos nas patas do felino.

Todos os gatos tem três patas.

As unhas são fundamentais para os felinos, já que são indispensáveis para o equilíbrio e para a mobilidade do pet. Elas são importantes, por exemplo, nos atos de pular e escalar. As garras dos gatos são formadas por queratina e são retráteis, ou seja, ficam escondidas e aparecem apenas quando há algum estímulo.

Coxins correspondem aos “dedos” dos cachorros e são a parte mais macia das patas, localizados em suas extremidades, isto é, são aquelas almofadinhas gostosinhas de apertar.

Formadas por acúmulo de queratina, elas são retráteis e ficam escondidas, surgindo apenas quando há algum estímulo, como na defesa em situações de perigo. É importante que você não impeça o instinto de arranhar dos gatos, pois esse hábito é uma forma dele ficar mais relaxado e, consequentemente, diminuir o estresse.

Os gatos polidáctilos são comuns no reino animal. A polidactilia é quando o animal nasce com dedos a mais nas patas; condição essa que pode acontecer com humanos também. Apesar de ser uma condição que foge da genética habitual, a polidactilia não traz prejuízos à saúde nem prejudica o bem-estar e convívio dos bichanos.

A cabeça do fêmur, projeção do osso longo localizado entre o quadril e o joelho, compõe a esfera que cabe dentro do encaixe. A cabeça do fêmur se ajusta ao acetábulo, permitindo que o quadril se mova livremente em todas as direções.

Os felinos podem ser muito carinhosos e carentes, e eles demonstram tudo com gestos. É comum ver o gato lambendo o dono, por exemplo. Eles ronronam e podem invadir seu espaço para pedir carinho. Quando os gatos lambem os donos, esse é um sinal muito comum de desejo por atenção.

ergot

O quinto dedo das patas da frente é chamado de ergot. de brinquedo ou subindo no arranhador. útil numa caçada.

Os dedos do pé são também conhecidos como artelhos ou Pododactilos, e o único deles que tem nome é o dedão, que é chamado de hálux. Os outros são chamados de "segundo dedo", "terceiro dedo", e assim sucessivamente.

O esqueleto apendicular contém, em cada membro torácico escápula, úmero, rádio, ulna, 8 ossos carpais, 5 metacarpais e 3 falanges em cada dedo. Por sua vez, o osso pélvico sustenta os membros pelvinos, nos quais estão presentes fêmur, patela, tíbia, perônio, fíbula, 7 ossos tarsais, 4 metatarsais e as falanges.

Membros
Os membros — ou perninhas — dos gatos possuem o desenho perfeito para seus saltos mirabolantes e rápidas corridas. Pode até não parecer, mas eles também possuem cotovelos e joelhos. Na parte da frente encontramos os cotovelos, que permitem que os gatos se movam para frente e para trás, mas nunca para os lados.

A primeira coisa a se fazer é limpar toda a região com água morna. Depois disso, mergulhe uma gaze esterilizada em água oxigenada e, em seguida, passe por toda a patinha. Isso funcionará como antisséptico e é importante para evitar qualquer tipo de infecção.