Como é feita a visita domiciliar do Bolsa Família?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Durante a visita é natural que o profissional faça muitas perguntas que tem como proposta final coletar informações pertinentes sobre a vida das famílias. Ao realizar as visitas, os visitadores precisam estar atentos às condições de vida das famílias, observando detalhes além das respostas ao questionário.

As visitas domiciliares são feitas por Visitadores Sociais indicados pela rede social do município.

Segundo Mattos32 é por meio da visita domiciliar que o profissional de saúde poderá avaliar as condições socioambientais e habitacionais em que vive o indivíduo (seu paciente) e sua família, bem como realizar a busca ativa, planejar e executar as medidas assistenciais adequadas.

A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p.

A visita domiciliar nos permite conhecer um pouco mais sobre a relação familiar, sobre os aspectos cotidiano dos membros, contribuindo para o estudo socioeconômico familiar, educacional, saúde etc. Que norteia a concessão dos benefícios sociais, como do proposito da visita em relação aos setores privados.

As visitas são feitas para orientar e dar apoiar aos esforços das famílias para a resolução de cada problema de forma individual. Além disso, cada visitação pode ser realizada com o intuito de identificar comportamentos de relação entre os membros que tenham relação com a solução buscada.

“As fiscalizações serão intensificadas com o cruzamento de dados entre o declarado no CadÚnico e outras fontes de informação do governo, além de visitas domiciliares, para eliminar irregularidades e garantir que novas famílias tenham acesso ao benefício”, detalhou.

Relatório da Visita Domiciliar
Ao retornar à Unidade, o profissional deverá elaborar um relatório escrito sobre a VD e anexá-lo ao prontuário do usuário ou utilizar o verso do próprio impresso usado para a realização da VD.

ETAPAS DA VISITA DOMICILIAR
De acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.

O tem- po médio de duração de cada visita domiciliar foi de aproximadamente 55 minutos.

Tipologia da Visita Domiciliar na ESF: pessoas com problemas agudos, temporariamente impossibilitadas de locomoção; de pessoas idosas com dificuldade permanente de locomoção; de egressos de hospitais que necessitem de acompanhamento e estejam em condições limitadas de movimento físico ou em fase terminal, e ainda de ...

O atendimento é a execução de qualquer atividade profissional direta à saúde dos indivíduos, ao passo que a internação domiciliar é uma prática mais intensiva e complexa no domicílio do cliente e a visita domiciliar é uma forma de avaliação dos indivíduos, da família e do domicílio, sendo, os dois últimos, uma forma de ...

Durante a entrevista no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o assistente social irá perguntar ao indivíduo ou família informações sobre sua situação socioeconômica e familiar. Algumas perguntas comuns incluem: Informações pessoais: nome, idade, estado civil, escolaridade, renda, ocupação, etc.

O cidadão precisa apenas ir até uma sede do CRAS portando seus documentos oficiais. Todo o procedimento não costuma demorar mais do que alguns minutos.

Realizar visitas domiciliares e orientar a necessidade de manutenção de cuidador no domicílio. Atender as queixas das famílias, analisando os fatos e controlando as devolutivas dos profissionais da equipe. Cumprir e se fazer cumprir o código de ética da Empresa.