Como é chamado anime na China?

Perguntado por: rvasques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Donghua refere-se à animação feita na China, e estão recebendo cada vez mais visibilidade do público Ocidental, chegando com dublagens e legendas em português brasileiro para as principais plataformas de streaming.

O anime chinês, como o nome sugere, refere-se a animações que foram criadas na China ou são adaptações chinesas de Manhua (mangá chinês), e são frequentemente chamadas de Donghua.

Nos últimos anos, a China tem investido bastante na indústria de animes, desde a distribuição, participando de comitês de produção e até produzindo seus próprios animes! O número de séries feitas por produtoras chinesas aumenta cada vez mais, abordando vários gêneros e com diversas temáticas.

Já o donghua é a animação chinesa e que provavelmente você já conhece alguns títulos.

Anime ou animê (como é dito no Brasil) é o nome dado para o tipo de desenho animado produzido no Japão. No entanto, de acordo com o conceito japonês dos animes, este termo é utilizado para classificar todos os tipos de animações, ou seja, independente da sua origem (nacional ou estrangeira).

Assim como o Japão produz animações, conhecidas como anime (アニメ), na Coreia tem-se os aeni (애니), palavra que assim como a japonesa, deriva de “animation”, ou “animação” em inglês.

Basicamente, manhwa (만화) é o nome dado aos quadrinhos produzidos na Coreia do Sul. E manhua (漫画) se refere aos “mangás” feitos na China.

Após o Japão, o Brasil é um dos maiores polos consumidores de animes! Durante o Anime Slate 2017, a Netflix divulgou um mapa de calor mostrando os países que mais assistem animes ao redor do globo.

Conforme um painel estilo mapa de calor com os países que mais assistem animes no planeta, divulgado pela Netflix durante o Anime Slate 2017, ocorrido em Tóquio, logo após do grande berço Japão, o Brasil aparece junto com México, Itália, Alemanha, Chile e Peru, como países que mais assistem animes no planeta.

Japão

Em 1914, desenhos animados americanos e europeus foram introduzidos no Japão, inspirando criadores japoneses como Junichi Kouchi e Seitaro Kitayama, ambos considerados os "pais do anime".

O Anime surgiu por volta da metade do século XX. O termo é abreviado da palavra “animação” em japonês, que se refere a qualquer animação. Geralmente, toda animação japonesa, ou boa parte delas, também possui uma versão em mangá (quadrinhos japoneses).

Uma animação coreana, aenimeisyeon (em coreano 애니메이션), ou aeni (em coreano 애니) é a animação produzida na Coreia.

O termo Otaku é derivado de um termo japonês para família ou casa de outra pessoa (お宅, otaku). A palavra pode ser usada metaforicamente, como parte do discurso honorífico em japonês, como um pronome de segunda pessoa.

Otaku (おたく, オタク, ou ヲタク) é um termo japonês usado para se referir principalmente a pessoas com interesse especial em animes e mangás.

animation {subst.}