Como é a rotina de um Promotor de Justiça?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 9 de agosto de 2023
3.9 / 5 3 votos

Um promotor de justiça trabalha no âmbito do Ministério Público, uma instituição independente e autônoma presente em diversos países. O Ministério Público é responsável por zelar pela defesa da ordem jurídica, dos interesses sociais e individuais indisponíveis, e pela fiscalização da aplicação da lei.

3) Jornada diferenciada: A jornada oficial de trabalho de um promotor é de cinco horas por dia, de segunda a sexta.

O Promotor de Justiça é o contato direto do Ministério Público com a sociedade. Ele realiza reuniões com a comunidade, participa de audiências públicas, solicita informações, coleta dados, investiga e ouve testemunhas para apurar a ocorrência de irregularidades e crimes nas suas diversas áreas de atuação.

Como representante do Ministério Público, a rotina do promotor será oferecer denúncia em casos penais e, se necessário, atuar na acusação do réu no Tribunal do Júri. Ainda, acompanhará demandas em que é exigida a sua atuação para a fiscalização da lei e da ordem jurídica.

Além disso, somam-se alguns benefícios extras, tais como:

  • Auxílio-alimentação;
  • Gratificações;
  • Auxílio-saúde;
  • 60 dias de férias remuneradas por ano.

A rotina do promotor de justiça
É o promotor que gera condições para que seja feita a justiça e que sejam esclarecidos os crimes cometidos. Entre outras áreas, ele é atuante também na área criminal, no qual o seu trabalho é orientado para os casos de ação penal pública.

O concurso público para promotor de Justiça é intenso, tem muitas fases e é bastante concorrido e, por isso, é importante que você fique atento ao cronograma e aos prazos. Por ser um concurso estadual, cada Ministério Público pode trazer regras diferentes.

A jornada oficial de trabalho de um promotor é de cinco horas por dia, de segunda a sexta, porém há sempre a necessidade de trabalhar horas extra-oficiais.

O que perguntar ao réu no primeiro atendimento?

  • Entendeu qual é a acusação?
  • Qual é a sua versão sobre os fatos?
  • Quais são as provas contra você? ...
  • Quais são as provas que você tem? ...
  • A vítima e as testemunhas da acusação têm algo contra você?

Pelas mesmas razões antes indicadas, a competência para julgar juízes de Direito e promotores de Justiça será do tribunal de Justiça do seu Estado.