Como é a nova carteira de identidade?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Novo modelo tem apenas o CPF como número de registro, conta com versão física e digital e traz elementos adicionais de segurança; A nova CIN é gratuita e já está disponível em 12 estados para quem for emitir a primeira via do documento; O RG atual perderá a validade apenas em fevereiro de 2032.

A nova carteira terá um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

Todas as pessoas precisarão emitir a nova carteira, mas não há pressa. O prazo para a realização da troca vai até fevereiro de 2032.

Com a proposta de criar um cadastro único para cada pessoa do país, o novo RG digital se tornará o principal documento de identidade de todos os brasileiros, e será obrigatório. Para isso, será utilizado o número do CPF e um QR Code para que haja a identificação eletrônica, falicitando a autenticidade do documento.

Segundo informações do Governo Federal, não há custo algum para emitir o novo RG.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula e digital, após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.

A nova Carteira de Identidade Nacional já é obrigatória para emissão desde agosto de 2022. Já o antigo RG vai continuar valendo até 2032.

A validade da Carteira de Identidade não poderá ser negada com fundamento no disposto nos incisos III e IV do caput quando o titular for pessoa enferma ou tiver idade a partir de sessenta anos."

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

A nova carteira de identidade digital está sendo emitida em 9 Estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A CIN em papel ou policarbonato pode ser emitida nos Institutos de Identificação dos estados e do Distrito Federal. Lembrando que, por enquanto, somente quem ainda não possui nenhuma cédula de identidade pode fazer a solicitação da nova carteira.

A solicitação do novo RG digital pode ser feita pelo aplicativo Gov.br, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Para realizar o pedido, o usuário deve acessar o aplicativo, ir na sessão "Carteira", tocar no botão de adição (+) e selecionar a opção "Carteira de identidade".

Nova carteira de identidade: saiba o que muda no documento
Documento será emitido sem informação sobre sexo e distinção entre nome social e nome do registro. O governo federal mudará a apresentação da Carteira Nacional de Identidade (CIN) para tornar o registro mais inclusivo e representativo.

Nova carteira de identidade pode ser solicitada em 12 estados. O Distrito Federal, São Paulo e outros 13 estados brasileiros têm quatro meses para começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A Carteira de Identidade Nacional – CIN é um documento de identificação único, destinado a todos os brasileiros, que tem o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF como base para a sua emissão e, futuramente, reunirá diversos documentos de identificação que hoje existem no país.

Os documentos de identidade antigos perderão a validade em 29 de fevereiro de 2032. Já o novo RG possui prazo de validade, que são diferentes a partir da idade do cidadão. Isto é, quem possui idade de 0 a 12 anos, o documento tem validade de 5 anos.