Como é a fase dos 7 anos?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Trata-se apenas de uma fase mais sensível aos acontecimentos. Por volta dos 7 anos, é comum surgirem medos. Isso acontece porque a criança tem um maior entendimento do que acontece ao seu redor. Ela pode pensar que algo ruim que acontece na rua pode também acontecer com alguém de sua família, por exemplo.

Uma estratégia eficaz para lidar com a teimosia é dar às crianças opções limitadas. Em vez de dizer “faça isso”, ofereça duas opções aceitáveis. Dessa forma, você permite que a criança sinta que tem algum controle sobre a situação, ao mesmo tempo em que mantém os limites estabelecidos.

De 6 a 10 anos
Seu filho está desenvolvendo o pensamento lógico e gosta de se comportar como adulto. Até o choro tem causas parecidas com as dos pais: conflito, aborrecimento etc. Ele fala e entende as próprias emoções, por isso chora menos e com objetividade, ou seja, por causa de uma dor física ou emocional.

Demonstre empatia e entre no mundo da criança quando ela começar a contar algo. Você pode dizer coisas como “Isso é muito interessante. Então o que aconteceu?” ou '”e como você se sente sobre isso?”. Ao falar sobre a escola ou sobre os professores com seu filho, use uma linguagem respeitosa.

Detectar desconfortos emocionais nos pequenos não é tão simples quanto perceber os de ordem física. Dessa forma, saiba reconhecer indícios como agressividade; recusa a se alimentar; problemas de sono, entre outros no comportamento da criança.

Veja agora nossa seleção de 8 atividades para tranquilizar e acalmar a criança.

  1. Aplicar a técnica mindfulness. ...
  2. Fazer bolhas de sabão. ...
  3. Massagear e abraçar. ...
  4. Contar histórias. ...
  5. Ouvir músicas. ...
  6. Colorir com lápis de cor. ...
  7. Brincar com massinha. ...
  8. Respirar de modo consciente.

Como saber se o meu filho precisa de terapia?

  1. Postura agressiva e/ou impulsiva com os outro.
  2. Isolamento ou exclusão do grupo de amigos.
  3. Dificuldades de concentração e aprendizagem.
  4. Mau rendimento nas atividades escolares.
  5. Hiperatividade.
  6. Enurese noturna.

Estado de constante vigilância, medo de situações banais, transtornos e fobias específicas, como medo de animais, aviões ou tempestades são sinais de que a criança está ansiosa e precisando de ajuda.

Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. O que você mais quer quando está sofrendo? ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

O que o filho pensa do pai. Aos sete anos: papai é um sábio, sabe tudo. Aos quatorze anos: parece que papai se engana em certas coisas que me diz. Aos vinte anos: papai está um pouco atrasado em suas teorias, não são desta época.

O transtorno de conduta é diagnosticado apenas quando a criança descumpre as regras e os direitos alheios de maneira repetida, persistente e não condizente com a idade da criança. O transtorno de conduta em geral tem início no final da infância ou no começo da adolescência e é mais comum em meninos do que em meninas.

O estresse infantil pode ter diversas causas. Mas, a mais comum é a separação dos pais, isso porque a criança não tem maturidade suficiente para lidar com a situação, que pode ser difícil ou delicada demais para ela.

De nada adianta castigar ou tirar o celular da criança ou do adolescente de forma brusca e definitiva", aponta Eisenstein. "E, claro, esse ato de se desconectar da internet precisa envolver todos os integrantes da família, não apenas os jovens", destaca a pediatra. Viola reforça a necessidade de estabelecer limites.

O filho teimoso está assim por alguma razão. Pode ser por um motivo mais simples, como cansaço e fome, ou até algo relacionado com a falta de carinho ou consolo. Dessa forma, é necessário compreender a raiz do problema para conseguir resolvê-lo, caso contrário, a desobediência poderá continuar.

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.