Como digitalizar um documento?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 12 votos

Digitalizar um documento

  1. Abra o app Google Drive .
  2. Na parte de baixo à direita, toque em Adicionar .
  3. Toque em Digitalizar .
  4. Tire uma foto do documento que você quer digitalizar. ...
  5. Crie seu próprio título ou selecione uma sugestão. ...
  6. Para salvar o documento final, toque em Salvar .

Como o próprio nome diz, digitalizar é o processo de tornar digital um documento que antes era físico. A diferença entre escanear e digitalizar é que o segundo se trata não somente criar uma cópia, mas sim outro documento com mesmo valor do original.

A digitalização de documentos pressupõe transformar documentos físicos em arquivos digitais, para serem gerenciados em ambiente virtual. O processo já é uma realidade em diversos negócios.

Carregue o documento frente e verso no ADF. Pesquise no Windows pelo nome e número do modelo da sua impressora para abrir o Assistente da Impressora HP. Clique na aba Digitalizar, clique em Digitalizar um Documento ou Foto para abrir o HP Scan. Selecione Atalhos de digitalização > Digitalização diária.

Ativar digitalização para um computador (Windows)

  1. Abra o Assistente da Impressora HP. Windows 10: No menu Iniciar, clique em Todos os aplicativos, clique em HP e selecione o nome da impressora. ...
  2. Vá para a seção Digitalizar.
  3. Selecione Gerenciar digitalização para computador.
  4. Clique em Ativar.

Como compartilhar o documento no WhatsApp ou outro app
Documento digitalizado. Agora, é possível compartilhar o arquivo pelo WhatsApp. Toque no ícone de compartilhamento, selecione “Compartilhar no formato PDF” e, em seguida, escolha o contato no qual deseja enviar.

Afinal, onde ficam armazenados os arquivos depois de digitalizados? Após iniciar o processo de digitalização de documentos a partir do uso do software, todos os arquivos são direcionados para um sistema conhecido como “nuvem”. A nuvem nada mais é do que um local seguro para guardar as informações da empresa.

Aplicativos para escanear documentos: 5 melhores apps para usar no Android

  • CamScanner. O CamScanner é um dos apps mais populares do gênero na Play Store pela sua simplicidade de uso. ...
  • Scanbot. ...
  • Genius Scan. ...
  • Mobile Doc Scanner Lite. ...
  • 1300Turbo Scan.

É possível digitalizar documentos de texto e imagem usando diversos aplicativos como o TinyScan, Scanbot, ScanWritr e o CamScanner. Estão disponíveis aplicativos para Android e outras opções para quem tem iPhone (iOS). É possível personalizar com recortes e ajustes de contraste, para deixar as palavras mais nítidas.

Serviços Pontuais. Se a sua demanda for pontual, e um volume abaixo de 10 mil páginas, é comum que o projeto de digitalização fique com valores entre R$ 0,15 e R$ 0,35 por página a4/ofício, entre R$ 0,50 e R$ 4,00 para folhas encadernadas e de R$ 9,00 a R$ 30,00 por planta de grandes formatos.

No fim das contas, ambas as opções — digital e digitalizada — existem no ambiente digital e até podem exibir o mesmo formato eletrônico, como PDF. No entanto, apenas o documento originalmente digital é autêntico, enquanto o digitalizado é uma cópia — o que nos leva ao próximo ponto.

A digitalização de documentos é um processo que visa promover a mudança do formato físico para o digital. Ou seja, os documentos serão levados do formato analógico, ou “tradicional”, para armazená-los em uma plataforma que permita sua gestão por meio da digitalização.

No caso de documentos digitais, é necessário comprovar a autenticidade e a integridade do material, feito por mecanismos também digitais. Por exemplo, existe a certificação digital e também a assinatura digital, como opções de comprovação da autenticidade e integridade.

Verificar se o scanner está instalado

  1. Selecione Iniciar > Configurações > Dispositivos > Impressoras e scanners. Abra as configurações impressoras & scanners.
  2. Em Impressoras e dispositivos, procure o scanner.