Como desencravar a unha do pé inflamada?

Perguntado por: odantas6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 14 votos

Se necessário, para aliviar a dor quando se tenta levantar a unha encravada e inflamada, pode-se passar uma pomada anestésica no local; Se a unha estiver muito encravada, inflamada ou com pus e não for possível caminhar normalmente, não mexa. Procure um podólogo ou dermatologista para desencravar a unha.

Massagear o dedo em que a unha encravada está instalada é importante para aliviar a inflamação e enfraquecer algum coágulo ou coleção de pus que venha a se formar – massageie o dedo de baixo para cima, do local da inflamação à ponta do dedo durante 1 ou 2 minutos (não mais que isso, porque, se não, pode aumentar mais ...

Essa complicação da unha encravada deve ser tratada pelo médico dermatologista por meio de procedimentos como a aplicação de ácidos na lesão, uso de terapia por frio ou gelo (crioterapia) e medicamentos antibióticos. Caso isso não resolva o quadro, está indicada a cirurgia.

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.

Passo a passo para desencravar a unha

  1. Deixar o pé ou a mão de molho em água morna. ...
  2. Tentar manter elevada a parte da unha encravada. ...
  3. Limpar adequadamente o local. ...
  4. Quando a cirurgia é indicada.

Ervas e especiarias como aroeira, mastruz, imburana, jurema-preta, hortelã, folha de caju, pau-d'árco-roxo, chá verde, manjericão santo/tulsi, açafrão-da-terra, gengibre e funcho são todas ótimas para fazer um bom chá caseiro para inflamação dos pesquisadores e ganharam força no tratamento de infecções.

Tratamento caseiro
Se a inflamação da unha estiver sendo muito incômoda, outra opção é mergulhar o pé em água morna por 10 minutos enquanto se tentar puxar suavemente com os dedos a pele úmida e amolecida no canto do dedão, de forma a libertar a unha.

Indico banhos de água morna com sal para reduzir a inflamação e o edema e massagem no sentido de liberar a pele inflamada do canto da unha.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor.

Em alguns casos, a unha encravada no pé pode levar a infecções complicadas, que provocam muita dor e dificuldades de locomoção, dificultando até mesmo a simples caminhada ou dirigir um automóvel.

Bisturi Nuclear Largo Ref.
Este Bisturi Nuclear Estreito ref. 214 é indicado para desencravar a unha, tratar espícula e remover a pele du...

De maneira geral, os procedimentos cirúrgicos para unhas encravadas são realizados sob anestesia local. O bloqueio digital, costuma ser o mais utilizado, através da infiltração de lidocaína ou bupivacaína em torno do dedo afetado.

Uma boa dica é deixar os pés ou as mãos de molho em água morna, por aproximadamente vinte minutos. Esse processo é indicado porque ajuda a amolecer a pele. Realizando a prática cerca de três vezes por semana, a medida pode ser preventiva à unha encravada.