Como descobrir se uma pessoa tem mal de Parkinson?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Quais os primeiros sintomas da doença de Parkinson?

  1. Tremores de repouso (tremor que ocorre quando não se está fazendo movimento com o membro e que melhora quando o membro é movimentado);
  2. Rigidez articular.
  3. Lentidão dos movimentos;

Exames para detectar a Doença de Parkinson
Um dos exames de imagem mais utilizados é a ressonância magnética (RM). A RM permite a visualização do cérebro em alta resolução, o que possibilita a detecção de lesões e outras anomalias no tecido cerebral.

Os primeiros sinais de alerta do mal de Parkinson
“Eles consistem em constipação intestinal, hiposmia (dificuldade para sentir cheiros), distúrbios do sono REM e depressão”, cita a médica. Já os sinais motores podem aparecer anos depois, quando o Parkinson já estiver estabelecido.

Você está mais lento para realizar os movimentos como os que envolvem coordenação motora fina? Familiares e amigos lhe informaram que você está andando e realizando atividades de forma mais lenta? A lentidão dos movimentos (ou Bradicinesia) é a característica essencial para o diagnóstico da Doença de Parkinson.

Confundido muitas vezes com Parkinson por conta de sintomas semelhantes, o tremor essencial é uma desordem neurológica que tem como principal característica o tremor, as duas condições possuem sintomas diferentes e não têm relação entre si.

Diversos estudos demonstraram o papel do método no diagnóstico da doença(4-11). Vários achados têm sido descritos, como a redução da espessura da pars compacta (PC) no mesencéfalo, atrofia cerebral e alterações nos metabólitos cerebrais na espectroscopia por RM(4-11,18-21).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 10% a 15% dos pacientes com Parkinson têm menos de 50 anos. Entre todos os pacientes, estima-se que 2% tenham menos de 40 anos de idade.

OS principais sintomas da doença de Parkinson são a lentidão motora (bradicinesia), a rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo, os tremores de repouso notadamente nos membros superiores e geralmente predominantes em um lado do corpo quando comparado com o outro e, finalmente, o ...

Estágio 1: Estágio Inicial
Tremor e outros sintomas de movimento ocorrem apenas em um lado do corpo. Amigos e familiares podem detectar mudanças na pessoa com a doença, incluindo alterações na postura, perda do equilíbrio e perda da expressão facial.

mudanças de personalidade. transtornos do humor como ansiedade e depressão. alucinações, ou ver ou ouvir coisas que não são reais. distúrbios do sono, como insônia ou síndrome das pernas inquietas.

O diagnóstico é feito basicamente pelo exame neurológico e avaliação do histórico do paciente. Alguns exames como a cintilografia cerebral com marcador do transportador de dopamina e a ultrassonografia da substância negra podem auxiliar no diagnóstico.

Quais as principais alterações cognitivas na doença de Parkinson? As principais perdas cognitivas na doença de Parkinson são: lentidão de pensamento, declínio da função de atenção/concentração, declínio da função executiva e alteração da memória pela dificuldade de evocação tardia.

Uma sensação de fraqueza e dor podem ocorrer também. Ela surge, na maioria das pessoas, em um braço, passa para a perna e, então, atinge o outro lado do corpo. Os músculos esticam quando estão em movimento e relaxam em repouso. A rigidez impede que isso aconteça e os mantém contraídos por mais tempo.

Por isso, é tão comum ouvir dos pacientes de Parkinson que há 'dias bons' e 'dias ruins'. Conheça as dores mais recorrentes e como é possível minimizar o desconforto: Dor muscular – Esta é definitivamente a queixa mais comum, quando o assunto é dor na doença de Parkinson. Pernas, braços e articulações doem.

Busque um especialista Geralmente, o diagnóstico da doença de Parkinson é feito por um neurologista. No entanto, o médico ideal para acompanhar o paciente e definir um tratamento de ponta é o neurologista especialista em distúrbios do movimento.