Como dar entrada no FGTS depois de ser demitido?
O Saque pode ser solicitado de forma totalmente digital pelo aplicativo do FGTS, sem precisar ir até uma Agência da CAIXA. Basta indicar uma conta na CAIXA ou outra instituição financeira no APP para receber os valores, sem nenhum custo. Você recebe seu FGTS em sua conta em até 5 dias úteis.
Qual o prazo para dar entrada no FGTS após demissão
30 dias
Qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão? Após o empregador informar a chave de resgate ao ex-funcionário, no momento da rescisão, o trabalhador terá 30 dias para realizar seu saque–rescisão.
Tem como sacar o FGTS depois de ser demitido
"Se o trabalhador for demitido na vigência do saque-aniversário, ele receberá a multa rescisória e não poderá sacar os saldos residuais”, diz o site da Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que, na modalidade de saque-rescisão, o trabalhador tem até 30 dias para realizar o saque integral do FGTS após a demissão.
Quem faz a liberação da chave do FGTS
Quem libera a chave do FGTS? A Caixa Econômica Federal é a responsável por liberar a chave do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, assim que a empresa faz a solicitação. Ou seja, o trabalhador não precisa se preocupar em fazer algo para gerar a chave de liberação do FGTS.
Quais os documentos necessários para sacar o FGTS após demissão
Documentos para sacar o FGTS
- Carteira de Trabalho;
- Documento de identificação pessoal (RG ou CNH);
- Número do PIS/NIT/NIS/PASEP;
- Termo de Quitação da Rescisão de Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
Como sacar o FGTS online após ser demitido
Saque Digital
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.
Onde cai o valor da multa rescisória
O valor da multa FGTS será depositado na conta do FGTS vinculada ao contrato de trabalho em questão. O saldo pode ser transferido para qualquer banco via aplicativo FGTS, que está disponível tanto para o sistema Android como para iOS.
Porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS
A multa rescisória só aparecerá em determinados casos, sendo comum que não seja vista no extrato do FGTS. Para casos de demissão com justa causa ou mesmo um pedido de demissão, a multa não será paga e, com isso, não aparecerá no seu extrato. Veja também: Rescisão contrato de trabalho: quanto e quando vou receber?
O que fazer se a empresa não der a chave do FGTS
A caixa possui um procedimento para saque de FGTS sem a Chave , basta apresentar a rescisão de contrato , a CTPS e documentos de identificação com foto.
Como fazer a solicitação do FGTS pelo aplicativo
A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de saque. Ao acessar o Aplicativo do FGTS, basta indicar uma conta da Caixa ou em outra instituição bancária para receber os valores, que serão depositadas em conta após 5 dias úteis.
Onde pega a chave do FGTS
Para obter a chave de acesso para o saque do FGTS, o trabalhador deve contatar o empregador e solicitar a geração de uma nova Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS com as informações atualizadas. Em seguida, o empregador deve acessar o site Conectividade Social para realizar o processo de emissão da chave de acesso.
Precisa de chave para receber o FGTS
Para receber os valores, é necessário ter a chave de liberação do FGTS. Mensalmente, é depositado o valor correspondente a 8% do salário bruto do empregado.