Como consultar se o nome está no registrato?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Se você quer saber como acessar o Registrato, saiba que o melhor caminho para consultar suas dívidas é por meio da sua conta Gov.br.

Como consultar créditos e financiamentos feitos no seu CPF

  1. Faça login no Registrato. No seu navegador, abra a página do Registrato e selecione a opção de login;
  2. Faça a consulta em “Empréstimos e financiamentos” Clique em “Consultar” abaixo de “Empréstimos e financiamentos”;
  3. Gere o relatório.

Para acessar o Registrato e ver seus relatórios, faça o login no sistema Registrato com a Conta gov.br de nível prata ou ouro.

É possível consultar diretamente suas informações pela internet sempre que desejar. Para isso, você deve acessar o Sisbacen e digitar PISP650 (transação de acesso ao Cadin).

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de até 5 dias úteis para o credor retirar o nome do cliente dos cadastros de inadimplentes. A contagem começa a partir da data do pagamento da dívida (ou confirmação do pagamento, no caso de cheque, cartão ou boleto).

Qualquer pessoa com CPF e CNPJ válido pode acessar o Registrato, mediante cadastramento prévio, cumprida a implantação pela instituição financeira.

Limpar o seu nome de uma vez por todas e tirar seu nome do Registrato do Banco Central. Agora você irá pedir a demanda a instituição financeira que possuía pendencias que retire o seu nome do SCR uma vez que tudo fora quitado com base dos recibos e principalmente o CDC que mencionamos anteriormente.

Acesse o Registrato com Conta gov.br, nível prata ou ouro.

O primeiro passo para se livrar do SCR é honrar suas dívidas. Certifique-se de pagar suas parcelas em dia, evitando atrasos ou inadimplências. Isso demonstra responsabilidade financeira e melhora sua nota de crédito.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Você pode consultar pendências no CPF de forma rápida em qualquer um destes sites: Receita Federal, Boa Vista, SPC ou Acordo Certo. É importante destacar que dívidas com mais de 5 anos acabam saindo dos Órgãos de Proteção ao Crédito e não podem mais sujar o seu nome e CPF.

É aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação. Se a dívida foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar negativado por causa dela.

No momento em que você está com o “nome sujo”, negativado por alguma dívida pendente, é praticamente impossível conseguir financiar imóvel. Como uma das etapas é a verificação de crédito, os bancos dificilmente liberam uma aquisição de bem com valor agregado tão alto para quem está com pendências.

O advogado civil do escritório FRK Advogados Luiz Carlos Waisman Fleitlich explica que o credor tem o prazo de cinco anos, a partir da data de vencimento da dívida, para cobrá-la judicialmente. Depois disso ele perde o direito de cobrar o devedor na Justiça.

O registro de prejuízo no registrato é devido o contrato ter ficado em atraso e não por ter feito renegociação com desconto. Quando parte de uma operação está vencida (atrasada), o Banco Central exige que a instituição financeira reconheça uma pequena probabilidade de que toda a operação não seja paga.

O Registrato é um sistema em que você consulta, de graça, empréstimos em seu nome, bancos onde tem conta, chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira.