Como conseguir o Fies para 2023?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Para se inscrever no FIES 2023 do segundo semestre, é preciso acessar a seção do programa no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/fies). Depois, deve-se clicar no botão "Inscreva-se" e fazer login com uma conta Gov.br.

Tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero; Não tenha participado do Enem na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta terça-feira, 4 de julho, o período de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2023.

É destinada para estudantes de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nesta modalidade, o estudante arcará com as mensalidades do curso apenas após a formação no mesmo, obtendo o financiamento de 100% de acordo com as necessidades do estudante.

Ter alcançado média igual ou maior que 450 pontos na prova do Enem; Não ter zerado a redação do Enem; Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Para solicitar o financiamento, você deve ter participado do Enem (a partir de 2010), com média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. Outro critério é o da renda familiar mensal, que tem que ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

A necessidade ou não vai depender de fatores como a renda familiar do estudante e o valor da mensalidade do curso. Em geral, são exigidos fiadores para estudantes que possuem renda familiar mensal per capita superior a um salário mínimo e meio ou que estejam matriculados em cursos com mensalidades muito elevadas.

O Ministério da Educação (MEC) informou na tarde de hoje, 1º de março, que vai oferecer 67.301 vagas na primeira edição de 2023 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Conclusão. Quem tem o nome sujo pode fazer FIES, desde que atenda aos critérios de renda e desempenho no ENEM exigidos pelo programa.

Para isso, é preciso acessar a página do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, por meio da qual os candidatos também deverão acompanhar o resultado do processo.

O Governo Federal iniciou nesta terça, 18/7, a convocação por meio da lista de espera do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2023.

Apesar de um pouco mais complicado, não é impossível conseguir o FIES, desde que você se encaixe nas novas regras e saiba o que pode garantir uma vaga.

Valor máximo semestral passou de R$ 52,8 mil para R$ 60 mil. Alunos de medicina cogitavam abandonar curso por causa do teto baixo com altas mensalidades. Uma resolução publicada pelo Ministério da Educação (MEC) aumentou o teto de financiamentos semestrais feitos por meio do Fies para o curso de medicina.