Como colocar o Excel para calcular automaticamente?

Perguntado por: cbarbosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Selecione uma célula vazia diretamente acima ou abaixo do intervalo que você deseja somar e, nas guias Página Inicial ou Fórmula na faixa de opções, clique em AutoSoma > Soma. A AutoSoma irá detectar automaticamente o intervalo a ser somado e criar a fórmula para você.

Usar a AutoSoma
Selecione uma célula ao lado dos números que você deseja somar, clique em AutoSum na guia Página Base, pressione Enter (Windows) ou Return (Mac) e é isso! Quando você clica em AutoSoma, o Excel insere automaticamente uma fórmula (que usa a função SOMA) para somar os números.

Como Habilitar Cálculo Automático no Excel

  1. Acesse a aba Fórmulas.
  2. Logo na direita da tela, selecione Opções de Cálculo.
  3. Dentre as opções disponíveis, selecione Automático.

A solução é simples. Devemos acessar a guia Fórmulas e, no grupo Cálculo, alterar as opções de cálculo: de manual para automático. Após esta alteração os dados se atualizam corretamente.

A função SUM adiciona valores. É possível adicionar valores individuais, referências de célula ou intervalos, ou uma mistura dos três. Por exemplo: =SOMA(A2:A10) Adiciona os valores nas células A2:10.

Abra o Excel e selecione para abrir um Documento em Branco; Selecione a aba Formulas em Opções de Cálculos deixa marcado a opção Automático.

Excluir uma fórmula, mas manter os resultados
Clique em Home > Copy (ou pressione Ctrl + C). Clique em Home > seta abaixo Colar > Colar Valores.

F2 Edita a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula. Ele também move o ponto de inserção para a Barra de Fórmulas para edição em uma célula desativada. SHIFT+F2 adiciona ou edita um comentário de célula.

Se o Excel não está somando as células corretamente, pode ser que o programa da Microsoft não esteja seguindo regras necessárias de formatação. Elas determinam uma série de condições para que o aplicativo de planilhas considere suas instruções corretas.

Use a função SUM para adicionar números negativos em um intervalo. Observação: Não existe a função SUBTRAIR no Excel. Use a função SOMA e converta quaisquer números que você deseja subtrair em valores negativos. Por exemplo, SOMA(100,-32,15,-6) retorna 77.

Por exemplo, a fórmula =SOMASE(B2:B5;"Pedro";C2:C5) soma apenas os valores do intervalo C2:C5, em que as células correspondentes no intervalo B2:B5 sejam iguais a "Pedro". Para somar células com base em vários critérios, consulte a função SOMASES.

Dica: Se você alterar qualquer um dos números que está adicionando, selecione a soma e pressione F9 para atualizar o total. É possível também usar mais de uma fórmula em uma tabela. Por exemplo, você pode somar cada linha de números na coluna da direita e somar esses resultados na parte inferior da coluna.