Como aliviar dor de dente?

Perguntado por: adias . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Alguns passos para aliviar a dor de dente

  1. Passar o fio dental e escovar os dentes. O uso do fio dental é importante, a fim de remover os restos de alimentos que se acumulam entre os dentes. ...
  2. Bochechar água com sal. ...
  3. Bochechar com chá de macela e própolis. ...
  4. Colocar gelo. ...
  5. Usar medicamentos.

O ideal é se consultar com o dentista e fazer a profilaxia rotineiramente para evitar problemas bucais.

  • Faça bochechos com água e sal. ...
  • Coloque gelo. ...
  • Coma alimentos gelados e moles. ...
  • Aplique óleo de cravo-da-índia. ...
  • Faça bochechos com chá de macela e própolis. ...
  • Escove bem o local da dor.

Se você sentir dor de dente aguda ao morder um alimento, por exemplo, a causa pode ser um dente rachado ou quebrado. Já uma dor latejante e constante pode ser resultado de um dente com abscesso ou uma infecção. Se for isso, consulte o(a) dentista para tratar esse problema o mais rápido possível.

Durma com a cabeça elevada – coloque alguns travesseiros para evitar que o fluxo sanguíneo suba para a cabeça, piorando a dor de dente. Use uma compressa fria – Uma compressa fria (ou bolsa de gelo embrulhada em toalha) pode reduzir a inflamação e anestesiar a área.

O que é dente latejando? O dente latejando é um sintoma que causa desconforto, sendo o principal indício de que algum problema bucal acabou evoluindo com o tempo. O sintoma de dor e sensibilidade extrema do dente normalmente está associado a inflamação do nervo dentário, chamado de pulpite.

Cha para dor de dente? Veja 5 receitas naturais

  1. Cha de hortelã Fresco, aromático e com propriedades calmantes, o chá de hortelã ou de menta contribui com o controle da dor de dente. ...
  2. Chá de camomila. ...
  3. Cha para dor de dente inflamado com própolis. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Chá com óleo de cravo-da-índia.

Uma forma de curar a dor de dente em 5 segundos, no sentido de pará-la, é o uso de gelo. O gelo irá adormecer a região dolorida, permitindo que você perceba uma sensação de alívio. Porém, pode ser que esse alívio demore mais do que 5 segundos para aparecer, mas você pode persistir por um tempo.

Dipirona. A dipirona possui propriedades que ajudam a aliviar dores leves a moderadas, mesmo que seu caso seja de dor de dente e não é necessário receita médica. Ela está disponível em comprimidos simples, comprimido efervescente e em solução oral.

Durante a dentição, alguns bebês ficam mais agressivos do que o habitual por causa da dor e inchaço nas gengivas. Os sintomas geralmente aparecem cerca de três a cinco dias antes do dente nascer (mas há casos em que duram semanas), e desaparecem assim que os dentes rompem a pele.

Além de ser extremamente dolorosa, uma infecção dentária "não tratada" pode matar uma pessoa. Não é algo comum, mas pode acontecer devido à infecção dentária não tratada causar um dente abscesso, isso pode levar a um quadro grave de infecção levar morte ou danos graves.

Muitas dores de dente são causadas por inflamação na polpa ou na parte interna do dente. A polpa de cada dente contém muitas terminações nervosas que são altamente sensíveis à dor. Isso pode causar a dor latejante, muitas vezes constante, que torna a dor de dente especialmente insuportável.

Em primeiro lugar, se a dor é mais intensa à noite, devemos recostar a cabeça em uma posição mais alta do que o corpo. O fluxo sanguíneo aumenta quando estamos deitados e elevar a cabeça pode aliviar a dor de dente.