Como a chuva pode ser chamada?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica. A chuva pode precipitar-se de diversas maneiras, e a diferença ocorre segundo o seu processo de formação. Tipos de chuva correspondem às diferentes classificações de precipitação.

Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.

Dependendo da quantidade de água que chove e o tamanho das gotas, podemos descrever a chuva como chuvisco, garoa, aguaceiro, pé-d'água, dilúvio, pancada, etc.

Tipos de chuva

  • Chuva frontal. As chuvas frontais ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco. ...
  • Chuva orográfica ou chuva de relevo. ...
  • Chuvas convectivas ou chuvas de verão.

O vapor de água sobe para camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando nuvens, que são pequenas gotículas de água no estado líquido. Quando essas nuvens ficam carregadas, ocorre a precipitação (chuva), que pode ocorrer na forma líquida ou nas formas de granizo e neve.

Resultante da ação e da iniciativa do céu e das divindades que o habitam, a chuva é um símbolo universal de fecundidade e fertilidade. Praticamente em todas as tradições e civilizações agrárias, a chuva é comparada à semente humana como sendo o fluido divino que desencadeia o princípio criador da vida.

Significado de Garoa
substantivo feminino Chuvisco; chuva fina e permanente que cai por um tempo prolongado. Nevoeiro fino; nebulosidade formada por gotículas de água suspensas na atmosfera; nevoeiro próximo da superfície, abaixo das nuvens. Etimologia (origem da palavra garoa).

«Quando chove e faz sol, casam-se as feiticeiras.»

Chuvas são a precipitação da água em seu estado líquido.

istock.com / Nastco Os tipos de chuvas mais comuns são as orográficas, ciclônicas, convectivas e ácidas.

Tem mais depois da publicidade ;) As chuvas são classificadas em frontais, de convecção e orográficas. 1) Chuvas frontais: também chamadas de ciclônicas, são aquelas causadas pelo choque ou encontro direto entre duas massas de ar, sendo uma delas fria e seca e a outra quente e úmida.