Até quando vai valores a receber?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

O BC suspendeu o SVR (Sistema de Valores a Receber) em 2 de maio de 2022. Segundo o Banco Central, em breve será divulgada a data de reabertura do sistema para novas consultas e resgates de saldos e informações sobre valores de falecidos. Os beneficiários não correm o risco de perder os valores que estão esquecidos.

De acordo com o BC, aqueles que possuem valores a receber não precisam se preocupar, pois o montante permanecerá sempre seguro na instituição financeira credora, disponível para o interessado. Não existe um prazo específico para solicitar o pagamento.

Os bancos têm até 12 dias úteis, contados a partir da data da solicitação, para fazer a devolução do “dinheiro esquecido”.

É falso que o Governo Federal esteja devolvendo valores de Pix e Cartão de Crédito. Postagens inverídicas citam um decreto fictício que criaria um suposto "Programa Resgate Social 2023". O conteúdo simula uma notícia em um site conhecido.

O prazo de pagamento do dinheiro é de até em 12 dias úteis em caso de pagamento via Pix. Nos outros casos, o prazo é determinado pela instituição financeira. Segundo o BC, ela não é obrigada a pagar em até 12 dias úteis.

até 12 dias úteis

A devolução é de responsabilidade da instituição e caso você tenha solicitado a devolução via Sistema de Valores a Receber, você receberá o valor em até 12 dias úteis.

O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos é definitivo e eles continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

O resgate do dinheiro esquecido poderá ser feito a qualquer hora. É preciso ter conta Gov.br nível prata ou ouro para fazer a solicitação de pagamento ao banco ou à instituição financeira onde o valor está.

Você pode saber se tem dinheiro esquecido em banco ou em outra instituição financeira pelo site valoresareceber.bcb.gov.br/publico. Não precisa fazer login. Basta informar seu CPF e sua data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.

Para realizar o saque, é preciso ter conta na ferramenta Gov.br. É possível, inclusive, checar valores de pessoas falecidas, com acessos para herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais.